TDC RECIFE ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX e DESIGN THINKING

Um lugar para trocar experiências e aprendizados sobre Design

Como fazer design COM as pessoas e não apenas PARA as pessoas? Compartilhar o processo de design e convidar as pessoas a co-criarem é o ponto de partida do Design Thinking. Entender as necessidades e expectativas de quem vamos intervir e quais as experiências possíveis é o foco do UX Design.

Com esta trilha queremos provocar o público a repensar o Design Thinking e o UX Design a partir de sua prática, além de conhecerem técnicas e experiências, desafios e questionamentos que surgem nessas jornadas, e insights importantes para os problemas práticos de áreas estratégicas como transformação digital, serviços online, sistemas educacionais, visualizações de dados, experiência do usuário, metodologias para artefatos digitais, processos em design, design thinking, design de serviço, UX Writing, pesquisa, ideação, prototipação, avaliação, visualização de dados, cenários futuros para a utilização do design e tantos outros temas.

Data

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Os robôs já chegaram: tecnologia e transformação econômica no século XXI

Christian Reis
Além de muitas más notícias, 2020 nos deu de presente uma fotografia do futuro, uma foto meio esquisita, mas que claramente mostra a tecnologia como grande agente transformador. Mas o que velocidade de CPU, APIs digitais, pagamentos móveis e modelos de negócio de software têm a ver com essa reviravolta política, social e econômica que vivemos? Nesta apresentação vou colocar algumas explicações possíveis, e deixar duas perguntas para o público: se esta é de fato a cara do futuro, qual é o papel do Brasil nele? E o que vamos fazer sobre isso?
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

A jornada que moveu elefantes: Como escalamos UX através do sentimento de propósito

Keyle Barbosa de Menezes

Como fomentar uma cultura de UX na maior empresa pública de TI do Brasil, onde para cada designer existem mais de 100 devs? Nesta palestra, pretendo contar como capacitamos devs em UX de forma a escalar sua aplicação na empresa. E também como outros desafios se desdobraram a partir dessa jornada, como o de sustentar sua continuidade e medir seus impactos, e o que essa experiência me ensinou sobre gestão e liderança humanizada.

11:25 às 12:20

Comunidades de Design

Lau Yamazaki / Taís dos Santos Nascimento / Fabrícia Gonçalves
Painel Digital desta Trilha
12:25 às 13:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

13:25 às 13:40 Abertura da tarde

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

13:40 às 13:55 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:00 às 14:35

Alter do Chão Experience - Como projetar melhores experiências turísticas a partir do design de serviços

JOHNSON GIOVANI CARVALHO JUNIOR

O projeto Experiência Alter do Chão é um projeto experimental que se apropria do Design de Serviços na criação de uma experiência turística imersiva nos elementos culturais da região de modo a evidenciarem o sentimento de pertencimento das pessoas com um lugar.

Vamos entender como utilizar a abordagem do Design para construirmos experiências de serviço mais imersivas e sustentavéis e como aplicar técnicas de pesquisa no processo de inovação de maneira prática e exploratória.

14:40 às 15:15

Design Thinking na transformação digital do setor elétrico: um Videowall para preservar a consciência situacional de usuários

Luma dos Santos Corrêa / Danilo Fülber

Como potencializar a consciência situacional de usuários orientando suas decisões por design de dados? Esse foi o ponto de partida para a concepção do produto "IACOT" - uma solução de inteligência artificial que utiliza design para fornecer dados de apoio a tomada de decisão, de Operadores de uma sala de controle de Energia Elétrica. As pesquisas que guiaram o trabalho de Design foram conduzidas pelo processo de Design Thinking realizado pelo CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. Nesta palestra queremos contar como inovamos pelo Design, acelerando a transformação digital do setor elétrico brasileiro com o case do primeiro Videowall dinâmico na visualização de dados.

15:20 às 15:40 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

15:45 às 16:20

Design systems management: the other side of the moon

Jônathas Souza

When we think about design systems, maybe the first things that come to mind is colors, typography scales, atomic design or web components. However, one aspect of this work is mainly forgotten: how can we organize collaboration and be aware of different needs that affects our balance of consistency and flexibility? We want to share how we are working collaboratively at VTEX, and how designers can use their skills and tools to improve conversation, align priorities and move things forward.

16:25 às 17:00

O que Siri, Alexa e Cortana têm em comum?

Mariana Duarte de Oliveira

Nos últimos cinco anos o uso de assistentes virtuais como Siri, Alexa, Cortana vem se tornando cada vez mais presente no nosso cotidiano. Nessa palestra vamos entender mais sobre esses produtos, o contexto em que são usados e como as pessoas interagem com eles. Já parou para pensar porque originalmente foram criadas como mulheres? Como isso influencia na forma como interagimos com elas?

17:05 às 17:20 Open Space

17:25 às 18:00

Facilitando cocriação de temas sensíveis: como criamos cenários futuros em meio a incerteza de uma pandemia.

Mariana Vicente Oliveira

Nesse momento quando a humanidade enfrenta uma crise comum adicionada as crises individuais, esperança e criatividade ficam estremecidas. Como falar de algo tão doloroso ou íntimo, sem esmorecer o time?

Para contornar o desânimo, decidimos utilizar metodologias de criação de Cenários Futuros (ou especulativos) para reavivar nossos planos e estimular o trabalho com novas ideias, construindo o amanhã tão difícil de enxergar.

Saiba como foi a facilitação, construção dos cenários, aplicação de visão de negócio e a tangibilização do entregável final!

18:05 às 18:25 Networking e Visitação Stands

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

18:25 às 18:50 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha UX e DESIGN THINKING


Patrocinadores