TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha CLOUD

Todos os caminhos e arquiteturas, levam você a nuvem.

É realidade que a adoção de Cloud Computing tem crescido a cada dia e abordagens como nuvem híbrida e multi cloud se tornaram mais comuns nas empresas. Hoje os desafios residem em como poder utilizar todo esse poder disponível para alavancar sua equipe, seu processo de desenvolvimento, entrega de software e seu negócio.

Na trilha de Cloud Computing teremos diversos conteúdos como Serveless, Containers, Segurança, DevOps, Custos, Estratégias MultiCloud, entre outros.


Pré-requisitos:

Bastante vontade de aprender, conhecer novas tecnologias e interesse em networking.

Data

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Kanban Maturity Model: What is in it for me?

Teodora Bozheva
The new release of the Kanban Maturity Model is coming soon. Be the first one to learn from its co-author what is in it for you and your company. Find out what needs of Agile and Kanban practitioners it responds to. Understand what problems of project and service managers as well as business unit managers it resolves. Learn how to drive organizational change and achieve greater agility, resilience and better customer satisfaction. Develop your company's agility in an evolutionary manner.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Escalando um App Go usando Serveless e Kafka

Jefferson Lima

Vamos fazer uma apresentação contextualizando um cenário real de um finalizar compra em um e-commerce e escalar nosso app feito em Go utilizando Serverless e Kafka em uma POC.

Alguns slides para contextualizar e apresentar o desenho da arquitetura proposta para resolvermos o problema e o restante da apresentação na prática subindo os serviços e apresentando seu comportamento e funcionamento na prática.

Irei apresentar também as possibilidades de arquitetura como KafKa on premise ou em Couds, abordar o porquê do RabbitMQ on premise e Clouds como Aws e Google e os banco de dados que poderíamos utilizar para fazer esta gracinha funcionar.

Vamos utilizar o postgresql como banco de dados

11:25 às 12:00

Implantando APIs em cenários Multicloud

André Dias

Esqueça aquela discussão sobre "Qual nuvem é melhor?". No mundo real, temos que lidar com vários provedores de cloud e, em alguns cenários, até mesmo combiná-los para atender requisitos de nossos porjetos. Então, vamos ver na prática como implantar uma API no Azure com AKS, no Google Cloud Platform com o GKE e no OpenShift. É isso aí, multicloud na prática com demos completamente do zero para você entender e aplicar no seu dia a dia.

12:05 às 13:00

A sua estratégia de cloud está bem direcionada e acontecendo pelas razões corretas?

Fabio Ferragi / Vanessa Padua / Edgar Silva
Painel Digital desta Trilha
13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Infraestrutura como Voz e SERVERLESS!!!

Luiz Yanai

Nesta palestra vamos apresentar um pequeno exemplo da capacidade de criar soluções inteligentes usando Alexa, com pouco esforço em uma arquitetura serverless, mas com um grande apelo ao usuário. A nuvem permite inovação através da integração de diferentes tecnologias de storage, redes, aplicação e, porque não voz! Já imaginou como seria fácil utilizar a voz para controlar sua infraestrutura, criar servidores, iniciar ou pará-los ? Vamos abordar a arquitetura e tecnologias que suportam este cenário e também ver um pouco de código porque ninguém é de ferro!

14:55 às 15:30

IaC em ambientes híbridos de cloud computing

Osanam Giordane

Se você tem dificuldades em criar ambientes de forma manual e não sabe como poderia automatizar o ambiente e criar ambientes de forma mais rápida, você terá a oportunidade de aprender um pouco de Infraestrutura como código em ambientes Cloud e passar a ter ambientes automatizados com controle do seu código de IaC.

15:35 às 16:10

Disastre Recovery entre Datacenter do Microsoft Azure

Jefferson Castilho / Alexandro Prado

Nesta palestra iremos mostrar como podemos fazer a replicação de dados de "IaaS" de suas VM´s que está em uma região dentro do Azure para outro datacenter usando o Azure Site Recovery de uma forma simples e Rapida.

16:15 às 16:35 Open Space

16:40 às 17:15

Criando pipelines nativos do Kubernetes com Tekton

Edson Yanaga

Já está usando Kubernetes? E qual solução você utiliza para criar os seus pipelines? Se ainda está usando Jenkins, sobrou alguma memória para rodar as suas aplicações? Se você acha que está na hora de evoluir os seus pipelines, então conheça o Tekton.

Crie pipelines automatizados fim-a-fim, do commit do código, com criação de containers, até a execução no seu Kubernetes com Tekton Pipelines. Assista essa palestra para aprender como ser Kubernetes fim-a-fim: do seu commit até os seus pods em produção.

17:25 às 18:15

Keynote | Liberdade e Inovação: como ferramentas livres vao guiar a sua jornada como Desenvolvedor e Cientista de Dados

Gabriela de Queiroz
Como Cientista de Dados (ou aspirante a Cientista de Dados), ficamos perdidos com a quantidade de conhecimento que precisamos ter e adquirir. Todos os dias surge uma nova técnica, uma nova metodologia, um novo modelo. Nos últimos anos, por exemplo o Deep Learning se tornou um tema quente. Mas por onde podemos começar? E como podemos continuar nessa jornada? Onde podemos encontrar exemplos de códigos que funcionam e que podemos usar sem nos preocupar com a licença? Nesta palestra, vou demonstrar algumas das ferramentas que desenvolvemos na área de Data Science e Inteligência Artificial. Vale notar que todas as ferramentas estão disponíveis em código livre e tem o objetivo de simplificar a adoção de IA.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha CLOUD


Patrocinadores