TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DESIGN DE CÓDIGO E XP

Nessa trilha, vamos oferecer ferramentas para melhorar sua capacidade de decisão de qual código é o melhor para cada tipo de situação além de discussões sobre princípios, valores e práticas que apoiam os times no dia-a-dia.

Você acredita que para fazer entregas de qualidade é preciso ir além de gestão de processos?

Instiga o seu time a pensar na melhor maneira de fazer determinado código?

A comunidade ágil brasileira começou a notar que estamos cada vez mais discutindo sobre gestão e focando menos na qualidade técnica sobre o que entregamos. Se você também está refletindo sobre o assunto e assim como os signatários do Manifesto Ágil pretendem fornecer um ambiente seguro para o desenvolvedor...seu lugar é aqui!

Nessa trilha, vamos oferecer ferramentas para que desenvolvedores e analistas melhorem sua capacidade de decisão de qual código é o melhor para cada tipo de situação além de discussões sobre princípios, valores e práticas que apoiam os times no dia-a-dia.

Nesse ambiente de mudanças intensas em que vivemos há algo que tem se mantido intacto: não importa a linguagem, paradigma, ou o padrão a ser utilizado, na hora de escrever o código devemos escrevê-lo com qualidade. Fazemos isso por que temos a convicção de que escrever código de qualidade é um diferencial estratégico para nossos projetos. Saber pensar sobre o design do código faz a diferença entre ser restrito a uma linguagem ou framework e ser um desenvolvedor de software capaz de entregar valor em qualquer projeto ou empresa.

Venha participar e traga sua experiência de problemas e de soluções que reforcem o quanto é importante pensar em planejar seu código para maior facilidade de leitura, entendimento, eficiência e manutenção.


Tópicos:

-Diferença entre paradigmas: Funcional, Orientação a Objetos, etc

-Domain Driven Design - DDD

-Test Driven Design - TDD

-Behavior Driven Develop - BDD

-Reactive Programming

-Linguagens estáticas ou dinâmicas

-Design patterns & Métricas de Qualidade de Código

-Técnicas de refactorings e redesigns

Data

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20 Keynote da manhã

Os keynotes serão apresentados no palco da Stadium.

10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

Desmistificando Injeção de Dependências

Marcel Gonçalves dos Santos

A injeção de dependências é uma ferramenta muito importante no desenvolvimento de software orientado a objetos. Porém, ainda pairam muitas dúvidas sobre o seu funcionamento e conceitos relacionados. Nesta palestra serão abordados os conceitos de injeção de dependência, inversão de controle e contêiner de injeção de dependência. Será apresentado o princípio da inversão de dependências e conceitos relacionados como autowire, resolução automática e binding. Serão apresentadas bibliotecas e ferramentas que tratam de contêineres de injeção de dependências. E, por fim, será disponbilizada um lista com referências para estudos.

11:25 às 12:00

Clean Code: Por um mundo com código melhores

Thiago Barradas

Como desenvolvedores temos basicamente os mesmos desejos relativos aos nossos códigos. Elaboramos cada linha pensando em ter um resultado que funcione muito bem, praticamente sem bugs, atendendo a todo escopo/negócio e com um bom código. O principal objetivo dessa apresentação é colaborar para um mundo melhor. Um mundo onde as pessoas se importem de verdade com o código que está sendo desenvolvido. O código que provavelmente necessitará de novas implementações ou ajustes, e tal tarefa, será fácil. Um código que gere orgulho. Por isso reuni os principais conceitos do Clean Code, uma forma de codificar projetada para facilitar a escrita, a leitura e a manutenção do código.

12:05 às 13:00

Agilidade e Design de código aliadas na entrega de valor com qualidade!

Painel Digital desta Trilha
13:00 às 13:45 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

13:45 às 14:00 Abertura da tarde e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

14:00 às 14:35

Code review: herói ou vilão? Como resolvemos isso em nossos times.

Paulo Boccaletti

Apresentaremos o code review como apoio a mudança de mindset e práticas de evolução no desenvolvimento de sistemas. Como sugerir as alterações? Muitos desenvolvedores rejeitam essa prática devido a uma abordagem equivocada ou descuidada do revisor. Ter um padrão para guiar as revisões é fundamental. Vamos mostrar como minimizamos conflitos e desconforto nos nossos times.

14:40 às 15:15

Melhorando o design de código através de metáforas

Guilherme Lacerda / Alessandro Dias

A metáfora tem sido de grande ajuda para apoiar vários aspectos no desenvolvimento de software, principalmente na manutenção e evolução de software. Nesta palestra, vamos mostrar vários exemplos de metáforas, desde a conhecida dívida técnica (Cunningham), passando pela metáforas das Cidades e a evolução de software (Booch, Lanza e Wettel), Psicologia Forense e códigos suspeitos (Tornhill), 5S e heurísticas de limpeza de código (Lacerda) e, por último, Medicina aplicada ao código (Lacerda). Vamos apresentar também práticas e ferramentas associadas as metáforas e como elas têm sido de grande valia para entender certos fenômenos que acontecem no design de código e sua implicação na qualidade.

15:20 às 15:55

Se a qualidade é responsabilidade de todos por que as estratégias de testes deveriam ser exercitadas só por testadores?

Ariane Izac

Sem entrar no mérito de nomenclaturas, partindo da premissa que qualidade deve ser responsabilidade de todos em um time ágil, ainda assim você acredita que sua tasks de testes só ?testador? coloca a mão? Você acredita que quem tem que olhar para a demanda e dizer o que testa e que não testa é só um testador? Você ainda não enxergou valor de teste começar cada vez mais cedo no ciclo de desenvolvimento?

Se respondeu sim para qualquer uma das perguntas, essa palestra é para você! Quero te mostrar que, pelo contrário, somos nós, que estamos dentro do ciclo do desenvolvimento que tomaremos essa decisão em conjunto rumo a uma entrega com melhor qualidade.

Bora?

16:00 às 16:20 Open Space

16:25 às 17:00

Notification Pattern e Result Pattern

Ana Carolina Manzan / Renicius Pagotto Fostaini

Nesta talk falaremos sobre dois patterns que auxiliam no tratamento e manipulação de erros, e previnem o lançamento de exceções para validação de regras de negócio na aplicação: Notification e Result patterns. Entenda como eles trabalham em conjunto para nos auxiliar nesta tarefa essencial que influencia a qualidade das aplicações.

17:10 às 18:00 Keynote da tarde

Os keynotes serão apresentados no palco da Stadium.

18:05 às 18:25 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha DESIGN DE CÓDIGO E XP


Patrocinadores

Diamond




Apoio


Realização