TDC SÃO PAULO ONLINE
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha CONTAINERS

A melhor forma de rodar uma aplicação!

Containers! Revolucionou como desenvolver, entregar e manter sistemas.

Agora seguimos com desafios maiores sobre segurança, performance, uso de implementações mais otimizadas e especializadas de runtimes e builders, além do uso em outras arquiteturas.

Data

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020

09h às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Tabela de Pacotes de Preços da Fase 1 INSCREVA-SE

Como se inscrever

Palestras

Hora Conteúdo
09:00 às 09:30 Abertura do evento e mini keynote

No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

09:30 às 10:20

Keynote | Surviving and Thriving in the Human Economy

Fabiola Eyholzer
We all bring unique traits and qualities to our work. The ability to leverage these strengths will be the source for competitiveness and success going forward. However, transitioning from a Knowledge to a Human Economy has profound implications and requires an unequivocal commitment to human potential.
10:25 às 10:40 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

10:45 às 11:20

No meu SERVICE ninguém MESH: uma visão descomplicada sobre segurança com Istio.

Claudio Eduardo de Oliveira / Tiago Angelo

Atualmente a arquitetura de microservices é bastante utilizada em ambiente corporativo. Com aumento de interações e divisão em pequenas unidades de software, incluir segurança começa a ficar um pouco mais complexo que o usual. Problemas como falta de padronização e má implementação podem causar diversos problemas como vazamento de dados, dificuldade de identificar quem fez o que. Vamos demonstrar como o Istio implementa o conceito de zero trusted network e se utiliza de características de Cloud-native Applications. Utilizando de ferramentas do portfólio da CNCF vamos aplicar segurança para usuários finais usando JWT até criptografia na comunicação do serviço.

11:25 às 12:00

Continuous Security em Ambientes com Kubernetes

Bruno S. Brasil

A consolidação do Kubernetes na Orquestração de Containers e o avanço das automações nos processos da Engenharia de Software permitiu novos espaços para implementar soluções que incrementem a confiabilidade das aplicações e de seus ambientes, o que possibilita novas práticas como Continuous Security.

Vou abordar - O que é, o que faz e qual objetivos gerais; - Controles de segurança automatizados. - Ferramentas de segurança integradas ao pipeline de CI/CD. - Scans de Vulnerabilidade (Clair / Trivy - Imagens Docker Assinadas (Notary)

12:05 às 13:00

Jornada de aprendizado no mundo de containers!

Rafael Gomes / Cristiano dos Santos Diedrich
Painel Digital desta Trilha
13:00 às 14:00 Intervalo para almoço

Intervalo para o almoço e recarregar energias.

14:00 às 14:15 Abertura da trilha pela coordenação

Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha.

14:15 às 14:50

Saiba como gerenciar suas aplicações estendendo a API do Kubernetes

Camila Macedo

Prover e gerenciar soluções em cluster Kubernetes tais como; OpenShift, por exemplo, não é uma tarefa trivial.

Nesta apresentação iremos fazer uma introdução as API's do Kubernetes que podem ser estendidas para podermos gerenciar as nossas soluções de forma automatizada, dinâmica e programática nestes clusters.

Também iremos fazer uma breve introdução e apresentação sobre ferramentas e recursos que podem nos auxiliar nesta jornada.

14:55 às 15:30

CRI-O -- Container Runtime para Kubernetes

Paulo Alberto Simoes

Você com certeza conhece Docker .. porém no mundo dos runtimes de containers ele não está sozinho. Nessa sessão vamos discutir sobre CRI-O, o runtime interface open alternativo construído para Kubernetes.

15:35 às 16:10

Tem um Kernel Linux Dentro do Meu Windows? WSL 2 e o Docker com isso?

Matheus Castello

A Microsoft tem mudado seu modo de pensar software para modelos de comunidades e open source. O Windows Subsystem for Linux 2 trás um Kernel Linux para dentro do seu Microsoft Windows. Mas por que? Como isso funciona? O que eu ganho com isso? Nessa talk apresento as diferenças entre o WSL e WSL 2 e porque esse será a melhor alternativa de backend para utilização com o Docker desktop no Windows.

16:15 às 16:35 Open Space

16:40 às 17:15

Kubernetes é seguro por default ou à prova de má configuração?

João Freire

Quando pensamos em serviços em container rodando em um cluster Kubernetes, uma das primeiras coisas que nos vem a mente são suas vantagens e é quase impossível não pensar no isolamento dos recursos e granularidade de acesso providos por ele. Mas será que realmente é assim na pratica, tudo pronto por padrão?

17:25 às 18:15

Keynote | Building Technical Communities The Wrong Way

Jono Bacon
In this new keynote from Jono Bacon, a leading community consultant and author, he will share a collection of anti-patterns of what not to do when building technical developer communities. From his experience working with companies including GitHub, Canonical, HackerOne, Mattermost, Digital Asset, and others, Jono will share a series of common and less common mistakes and show attendees how to invert those mistakes to build amazing technical communities. This will be an in-depth session with a lot of content.
18:20 às 18:40 Encerramento

Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia.


Grade sujeita a alterações

Coordenação da Trilha CONTAINERS


Patrocinadores