TDC CONNECTIONS
Building Software in the Connected World

Trilha DIVERSIDADE e ACESSIBILIDADE

Acreditamos que a diversidade na tecnologia deve ser respeitada e valorizada, e que uma sociedade mais plural é uma sociedade para todos.

Nós reconhecemos o nosso papel na transformação digital da sociedade brasileira e sabemos que a tecnologia deve ser tão plural como a cultura em que vivemos.

Pensando nisso, o objetivo dessa trilha é compartilhar experiências e para fomentar a vivência da real diversidade no ecossistema de tecnologia, além de promover mudança de atitude na forma como encaramos as deficiências em busca da expansão das boas práticas em acessibilidade.

Data

Terça-feira, 8 de Junho de 2021
a Quinta-feira, 10 de Junho de 2021

9 às 19h (somente ao vivo)

Investimento

Como funciona o Basic Pass

Palestras

Hora Conteúdo de Terça
09:00 to 09:30 Opening of the event and mini keynote

On the Stadium stage, everyone will be guided on how the event works, highlights and other news.

09:35 to 10:25

global { innovation & networks & platforms & architectures & teams & organizations }.

Silvio Meira
Keynote TDC
10:30 to 10:45 Track opening by coordination

Here the coordinators introduce themselves and make an introduction to the track.

10:50 to 11:25

Entendendo e aplicando diversidade, inclusão e direitos LGBTQIA+ em sistemas informatizados

Décio Stenico

Muito se fala de diversidade e inclusão, mas raramente vemos como devemos aplicar isso em sistemas, principalmente quando direitos estão envolvidos.

O que realmente é diversidade e inclusão quando estamos lidando apenas com sistemas? Quais referências devo seguir para aplicar, no mínimo, o básico esperado sobre este assunto em meus projetos e sistemas pessoais?

11:30 to 12:05

Primeiros passos para criar um processo seletivo diverso

Giovanna Farias / Maria Vitória Bandeira

Vamos abordar um case do CITi, empresa do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, e como foram dados os primeiros passos a caminho de uma processo seletivo diverso e inclusivo. Desde divulgação direcionada para atrair pessoas de cursos não relacionado a tecnologia, até parcerias com instituições de apoio a grupos de minorias sociais. Iremos conversar porque este tipo de processo é importante, dar dicas para empresas que querem implementar este tipo de programa e muito mais!!!!

12:10 to 12:45

Metodologia para Testes de Acessibilidade

Gabriela Araujo Eufrasia / Bruno Welber Pereira
12:50 to 13:50 Networking and Visiting Stands

Break to network and get to know the booths of the event.

14:00 to 14:05 Track opening by coordination

Here the coordinators introduce themselves and make an introduction to the track.

14:10 to 14:45

Diversidade, segurança psicológica e conflitos nas equipes

Thiago Brant

Existem muitos benefícios de equipes diversas em relação a equipes homogêneas e, se houver segurança psicológica, a diversidade cognitiva pode maximizar as condições de colaboração. Examinamos como trabalhar em conjunto pode criar mais valor, quando temos um ambiente de equipe confiável e seguro. Quais são as qualidades de liderança que se tornam importantes aqui e como os líderes podem contribuir para criar um clima de conflito saudável?

14:50 to 15:25

Diversidade e Inclusão além do código, como remodelar a opacidade.

Ellen Aquino

Ao remontar o uso e o desenvolvimento dos algoritmos, tendemos a construir uma visão instrumental do algoritmo, como se ele simplesmente fosse resultado de uma concatenação de mecanismos causais ou apenas uma relação técnica, isto é, como aplicação prática de saberes e conhecimentos que possuem o controle humano e a neutralidade de valor. Entretanto o desenvolvimento tecnológico, por vezes, ultrapassa a linha do ?intencional? e ?não intencional' e suscita problemas axiológicos, que impactam construções sociais e relações de poder. Ao admitir a existência dessas implicações compreendemos que o sistema algorítmico apresenta relações intermediáticas e intersociais, que vão muito além do código!

15:30 to 16:05

O Poder da Intencionalidade na Construção de Times mais Diversos

Raphaela Silva / Franco Simões

O mundo corporativo é parte de um contexto de desigualdade social sistêmico. Por isso, assumir responsabilidades e encontrar caminhos possíveis para promover avanços reais quando se trata de diversidade e inclusão não é uma tarefa pontual. É crucial olhar para o assunto com visão de impacto social e como estratégia de longo prazo. Fica cada vez mais claro que as empresas verdadeiramente interessadas em promover esses avanços precisam garantir o protagonismo e a voz das pessoas que pertencem às diferentes vivências em todas as camadas da organização. A construção de times mais diversos passa, obrigatoriamente, pela intencionalidade e é sobre isso que vamos conversar. Bora?

16:10 to 16:25 Networking and Visiting Stands

Break to network and get to know the booths of the event.

16:25 to 17:00

Inclusão em produtos. Você tem feito a lição de casa?

Rodrigo Passeira

Como trabalhar a inclusão no desenvolvimento de produtos? Pensar no produto com foco em atender de forma satisfatória todas as pessoas que irão utilizá-lo, sem exceção por classe social, formação ou qualquer outra característica do indivíduo é uma premissa básica, mas que nem sempre é levada em conta ou colocada como prioridade no desenvolvimento dos produtos.
A diminuição de viesses é essencial para que o produto consiga incluir todos que desejam utilizá-lo, para isso é importante tomar cuidado desde o processo de seleção da equipe, ter processos dentro do desenvolvimento que garantam o uso de linguagem neutra de gênero, entre outros temas que serão abordados nesta apresentação.

17:05 to 18:20

O poder das comunidades aliada a inclusão

Sandyara Peres / Fabio Perucello / Frei David Santos OFM Santos OFM
Painel Digital desta Trilha
18:25 to 18:45 Open Space

18:50 to 19:05 Closing session

After the presentation of the results of the day, on the Stadium stage, many sweepstakes will close the day.

Hora Conteúdo de Quarta
09:00 to 09:30 Opening of the event and mini keynote

On the Stadium stage, everyone will be guided on how the event works, highlights and other news.

09:35 to 10:25

De falhas a maior transação de software no Brasil: como tomar controle da sua carreira.

Bruno Ghisi

Keynote TDC

Ao longo da sua trajetória você terá inúmeras oportunidades, na verdade são inúmeros caminhos que podem ser trilhados. Algumas pessoas vão querer se desenvolver cada vez mais para serem as referências técnicas, outras irão buscar desenvolvimento para liderarem pessoas. Algumas irão empreender, outras buscarão trabalhar em empresas pequenas, outras multinacionais, sejam no Brasil ou fora. O que você precisa fazer para aproximar da sua missão a cada passo e deixar um legado ao invés de colecionar logos? O que você precisa fazer para tomar decisões pro-ativas e não aguardar as propostas no LinkedIn? Como medir a balança do aprendizado e recompensa financeira? Nesse palestra pretendo contar muito do que vivi ao longo de quase duas décadas e aprendizados que tive na jornada.

10:30 to 10:45 Track opening by coordination

Here the coordinators introduce themselves and make an introduction to the track.

10:50 to 11:25

INTERFACES DE APLICATIVOS MÓVEIS DE MENSAGERIA PARA IDOSOS

Ramon Victor

A apresentação buscará discutir a respeito de um estudo exploratório sobre as dificuldades, relacionadas ao processo de envelhecimento, que os idosos enfrentam diariamente e sobre a familiaridade que esse público tem com a tecnologia, analisando e correlacionando guias, metodologias e boas práticas, de design, usados atualmente no mercado, para o desenvolvimento de interfaces acessíveis, em aplicativos de mensageria, para idosos.

11:30 to 12:05

E de Repente Família Atípica: Uma jornada investigativa de Altismo e TDAH

Deise Santos de Oliveira

Em 2016 realizava o nosso sonho de sermos pais, cuidadores do nosso único filho Valentim. Um mundo de amor, desafios e curiosidades se apresentava para nós. E dentro desse universo, a partir de 2 anos, uma ligação da escolinha mudou a nossa jornada e realidade de vida. Um encaminhamento para uma psicóloga infantil, uma suspeita que o Valentim tinha algum atraso, traços de altismo e Hiperatividade. A partir disso vivemos, até hoje, uma jornada investigativa. Ainda não sabemos todas as respostas, porém sermos inconformados nessa busca trouxe muitos ganhos e benefícios para o nosso pedaço de amor!

12:10 to 12:45

Acessibilidade nas redes - Diversidade é chamar para a festa, inclusão é chamar pra dançar.

Victoria Raupp Krupp

O que é inclusão digital? quando falamos de acessibilidade, quais são as barreiras que vem na sua mente?

Estamos amparados por lei, porém o cenário atual pouco tem mostrado que estamos incluindo todas as pessoas na era digital, devemos e podemos pensar, falar e fazer acessibilidade, em pequenos em grandes projetos. Que o dever não seja o do outro, mas que comece por mim!

,p>Você está preparado?

12:50 to 13:50 Networking and Visiting Stands

Break to network and get to know the booths of the event.

14:00 to 14:05 Track opening by coordination

Here the coordinators introduce themselves and make an introduction to the track.

14:10 to 14:45

Linguagem neutra, linguagem inclusiva, linguagem simplificada: e o UX Writing com isso tudo?

Robinson Alves

Em uma sociedade múltipla, cada vez mais atomizada, nada representa mais as mudanças que a linguagem e seus usos. Nisso, surgem movimentos como o da linguagem neutra (ou não binária), a linguagem inclusiva (ou não sexista) e, por fim, a linguagem simplificada.

Como um dos principais papéis de toda pessoa UX Writer é o de realizar uma comunicação efetiva e eficiente por meio do texto, fica a pergunta: como estamos lidando com essa multiplicidade de movimentos em nosso cotidiano?

Essa a principal reflexão da discussão, compreender o papel de UX Writers e de UX Writing como um todo na construção de uma linguagem mais inclusiva, neutra e simplificada - ou seja, plural.

14:50 to 15:25

PCD - Pessoa Com Determinação

Fabio Perucello

Abordar os principais desafios de PCD na área de Tecnología, trazendo experiencia própria e fomentando a vontade de vencer frente aos avanços Tecnológicos

15:30 to 16:05

Comunicação Para Todos: Entendendo a Importância da Acessibilidade em Portais de Notícias. Descri

Alvaro Zermiani / Flavia Martins Bertotti

Nos últimos anos percebemos um movimento expressivo de transformação digital entre os veículos de comunicação. Jornais impressos deram lugar a versões digitais, programas de rádio migraram para os famosos podcasts e grupos de comunicação agruparam seus conteúdos jornalísticos em grandes Portais de Notícias. Com essas mudanças no modo de informar, cada vez mais pessoas estão tendo acesso a uma gama diversificada de conteúdo. A palestra irá abordar especificamente os Portais de Notícias, em especial a temática da acessibilidade digital, necessária para que o maior número de pessoas, possuindo ou não alguma limitação física ou cognitiva, tenham acesso igualitário à informação de qualidade.

16:10 to 16:25 Networking and Visiting Stands

Break to network and get to know the booths of the event.

16:25 to 17:00

LIQUIZ: DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)

Luiz Henrique Boger Wessling

O objetivo principal deste trabalho foi o desenvolvimento de um aplicativo gamificado para o ensino de conteúdos em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) por intermédio de um Quiz. E, diante do apresentado neste trabalho, percebe-se que o objetivo foi atingido, pois foram: (i) elaborados e definidos os conteúdos abordados pela aplicação em níveis de conhecimento; (ii) implementada a gamificação no aplicativo como uma forma lúdica para o processo de aprendizagem; e, (iii)disponibilizado o aplicativo para alunos surdos e ouvintes de diversas faixas etárias.

17:05 to 18:20

Acessibilidade nas comunicações, canal para as conexões

Gustavo Torniero / Ana Clara Schneider
Painel Digital desta Trilha
18:25 to 18:45 Open Space

18:50 to 19:05 Closing session

After the presentation of the results of the day, on the Stadium stage, many sweepstakes will close the day.

Hora Conteúdo de Quinta
09:00 to 09:30 Opening of the event and mini keynote

On the Stadium stage, everyone will be guided on how the event works, highlights and other news.

09:35 to 10:25 To be defined
10:30 to 10:45 Track opening by coordination

Here the coordinators introduce themselves and make an introduction to the track.

10:50 to 11:25

Você sabe como é viver uma vida sem limitações?

Val Silva Silva

Nessa fala pretendo ressaltar que a limitação não está na falta de visão, de mobilidade, fala ou qualquer outra deficiência. A verdadeira limitação é falta de cuidado e empatia. O mundo é adaptável e não é uma deficiência que nos atrapalhar a viver nele.

11:30 to 12:05

Psicologia X tecnologia: analisando perfil de testers e desenvolvedores em projetos de acessibilidade digital.

Giovanne Vicentin Bertotti / Flavia Martins Bertotti

Cada vez mais pensamos em uma melhor ?experiência do cliente?, ao passo que aumentam nossas preocupações com ?acessibilidade digital?. Não diferente de outras áreas, entre os Testers e os desenvolvedores conflitos são notados no dia a dia em razão da natureza de suas interações. Ao nos depararmos com esse fenômeno, com base em ampla e fundamentada pesquisa, recorremos às ferramentas da Psicologia, a fim de compreender os eixos norteadores dessas relações. Para tanto, foram coletadas evidências por meio de testes psicológicos de 15 perfis entre testers e desenvolvedores, cegos e videntes. Apresentaremos os resultados, o pareamento dos perfis, as dificuldades relatadas e possíveis soluções.

12:10 to 12:45

A escassez na empregabilidade de autistas

Milena Myti Yamamoto / Carla Laemmle

Você sabia que 85% dos autistas estão fora do mercado de trabalho? Nesta palestra, duas autistas discutirão as dificuldades, suas experiências e a falta de preparo das empresas na contratação de autistas.

12:50 to 13:50 Networking and Visiting Stands

Break to network and get to know the booths of the event.

14:00 to 14:05 Track opening by coordination

Here the coordinators introduce themselves and make an introduction to the track.

14:10 to 14:45

Diversidade em uma empresa autogerida: como mudar a cultura sem RH ou chefes para dar o recado

Samira Tavares / Luiz Lula Rodrigues

20 anos depois do manifesto chegou a hora de falar menos sobre métodos e frameworks para falar de fato sobre o que importa: Diversidade numa empresa nascida na agilidade e sem chefes! Muita pretensão? Sim. A jornada ainda é longa, ainda estamos ?errando rápido e aprendendo mais rápido ainda?, mas já temos boas histórias para contar sobre como uma empresa autogerida e sem RH consegue crescer e impactar o mundo usando como combustível a diversidade.

14:50 to 15:25

Gringos também se beneficiam da acessibilidade

Cristina Stoll

Há 7 anos que estou morando no Brasil e aprendendo como navegar as cidades, os relacionamentos e os sites. Já fui negada para comprar passagem de ônibus quando não tinha CPF, recusada na autenticação de conta online por ter RNE (e não RG) e fiquei bastante confusa por conta de jargões e expressões brasileiras. Acessibilidade não é só para quem tem deficiência, ela também traz vantagens para quem é estrangeiro e / ou não fala português com seu primeiro idioma. Nesta apresentação, mostrarei como incluir os mais de 1 milhão de estrangeiros morando no Brasil na vida digital.

15:30 to 16:05

Profissionais diversos: produtos autênticos, marca forte e design inovador, c/ representatividade, acessibilidade e inclusão.

Paloma Breit / Diego Conceição

Como a contratação de profissionais diversos aumenta a capacidade de inovação, transformação constante das marcas, criação de produtos autênticos, traz aumento na lucratividade das empresas, além da inclusão e empoderamento de grupos minorizados no ciclo de consumo e na sociedade com acessibilidade e representatividade através de produtos.

16:10 to 16:25 Networking and Visiting Stands

Break to network and get to know the booths of the event.

16:25 to 17:00

Diversidade cultural?!?! E isso é importante?

Victor Osório

Com a realidade do trabalho remoto, agora temos um novo mundo. Pessoas de todos os locais trabalhando juntas em um mesmo projeto com os mesmos objetivos. Mas... Será que os regionalismos do Brasil impactam em como devemos tratar com o outro?

Com a experiência de te morado em um ambiente regionalmente diverso vou trazer insights e experiência de como devemos ouvir e falar (e não falar) com pessoas de várias regiões desse gigantesco pais.

17:05 to 18:20

Como práticas integrativas contribuem para o gerenciamento do stress e ansiedade

Carlos Rosembergue dos Santos / Michelle Origuela de Souza
Painel Digital desta Trilha
18:25 to 18:45 Open Space

18:50 to 19:05 Closing session

After the presentation of the results of the day, on the Stadium stage, many sweepstakes will close the day.


Grade sujeita a alterações

Patrocinadores




Apoio

Apoio Trilha


Apoio Mídia


Realização