TDC CONNECTIONS
Building Software in the Connected World

Trilha FLUTTER

Desenvolvimento multiplataforma com performance e qualidade
Flutter é uma jovem framework cross-platform que vem conquistando cada vez mais visibilidade e adeptos pelo mundo; Sua linguagem de uso padrão é o Dart, também desenvolvida pela Google. Flutter vem ganhando muito foco devido a sua incrivel performance e vem mostrando que é possível produzir aplicações para vários dispositivos utilizando uma única base de código.

Date

Wednesday, June 9, 2021

09h às 19h

ONLINE - LIVE ONLY!

Investment

1 track: R$ 145 for R$ 110
2 tracks: R$ 290 for R$ 198
3 tracks: R$ 435 for R$ 285
* price valid until APR/26, see full table

1 track: R$ 145 for R$ 130
2 tracks: R$ 290 for R$ 230
3 tracks: R$ 435 for R$ 330
* price valid until MAY/28, see full table

1 track: R$ 145
2 tracks: R$ 290 for R$ 260
3 tracks: R$ 435 for R$ 370
* price valid until JUN/10, see full table

How to register

Schedule / Talks Time Zone: GMT-3

Time Content
09:00 to 09:30 Opening of the event and mini keynote

On the Stadium stage, everyone will be guided on how the event works, highlights and other news.

09:35 to 10:25

De falhas a maior transação de software no Brasil: como tomar controle da sua carreira.

Bruno Ghisi

Keynote TDC

Ao longo da sua trajetória você terá inúmeras oportunidades, na verdade são inúmeros caminhos que podem ser trilhados. Algumas pessoas vão querer se desenvolver cada vez mais para serem as referências técnicas, outras irão buscar desenvolvimento para liderarem pessoas. Algumas irão empreender, outras buscarão trabalhar em empresas pequenas, outras multinacionais, sejam no Brasil ou fora. O que você precisa fazer para aproximar da sua missão a cada passo e deixar um legado ao invés de colecionar logos? O que você precisa fazer para tomar decisões pro-ativas e não aguardar as propostas no LinkedIn? Como medir a balança do aprendizado e recompensa financeira? Nesse palestra pretendo contar muito do que vivi ao longo de quase duas décadas e aprendizados que tive na jornada.

10:30 to 10:45 Track opening by coordination

Here the coordinators introduce themselves and make an introduction to the track.

10:50 to 11:25

Flutter 2 + Github + Firebase Hosting = Produtividade

Marcos Brito

Cansado de abrir o simulador do iOS ou Android para validar suas features? O APK que você mandou por Whatsapp não passou nas configurações de segurança do celular do seu cliente? Terminou a feature as 2 da manhã e agora tem que liberar em homologação/produção?

Nesta palestra você vai aprender estratégias para começar seu projeto de forma fácil e rápida, construindo toda uma infraestrutura que te desbloqueie para executar aquilo que é mais importante. Codar!

11:30 to 12:05

Criando user interfaces complexas pra desktop apps usando flutter

Renan Araújo Araújo

Poucas interfaces de usuário sao tao complexas como a de uma spreadsheet. Flutter pra desktop se provou uma opcao incrivel pra esse tipo de desenvolvimento. Além de uma API simples e flexivel, o resultado em matéria de performance é incrivel. Vamos falar um pouco sobre as licoes aprendidas nessa jornada.

Render objects FTW!

12:10 to 12:45

Implementando chamadas nativas em aplicações Flutter usando Rust

Allan Ramos

Nessa palestra irei mostrar como fazer chamadas nativas em aplicações desenvolvidas em Flutter, de forma simplificada e prática, usando apenas uma linguagem, Rust, para as plataformas Mobile e desktop.

12:50 to 13:50 Networking and Visiting Stands

Break to network and get to know the booths of the event.

14:00 to 14:05 Track opening by coordination

Here the coordinators introduce themselves and make an introduction to the track.

14:10 to 14:45

Medindo manutenibilidade com análise estática no Dart/Flutter: uma amostra baseada no modelo do SIG

Mateus Felipe Cordeiro Caetano Pinto

Ter um código mantível é essenicial se quisermos que o nosso projeto seja confiável e duradouro. Usar métricas adequadas nos ajuda a entender o estado da saúde tecnica do projeto, e quais ações podemos tomar para melhorá-la.

Apesar de ser possível, fazer essa tarefa manualmente é custoso e sucetível a erro. Portanto, usar ferramentas que fazem análise estática do seu código para automatizar o processo se torna viável.

Esta apresentação tem como objetivo mostrar como eu utilizei análise estática em um projeto Flutter para obter dados acerca do código-fonte e interpretá-los. O modelo de análise usado foi o proposto em ?A Practical Model for Measuring Maintainability? (Heitlager et al, 2007)

14:50 to 16:05

Arquitetura: a primeira grande decisão do seu projeto!

Rodrigo Almeida Rahman / Deivid Willyan Rodrigues Fabiano
Painel Digital dessa Trilha
16:10 to 16:25 Networking and Visiting Stands

Break to network and get to know the booths of the event.

16:25 to 17:00

Clean Architecture no Flutter: Da Teoria à Prática

Isadora de Oliveira

A apresentação consiste em 3 partes, a primeira apresentar os conceitos da Clean Architecture, em seguida mostrar como estruturar um código aplicando o conceito e por último mostrar um exemplo de código e deixar uma parte para ser implementada ao vivo (Live Code). E na hora de finalizar a palestra farei uma consideração sobre a importância de se estruturar e manter um código organizado.

17:05 to 17:40

Offline first: como este requisito impacta seu projeto?

Claudinei Brito Junior / Gabriela pereira santos

Conectividade é tudo! Neste momento, ao ler este resumo, provavelmente você está conectado. Mas acontece com seu app caso o usuário esteja sem conexão? A abordagem de desenvolvimento "Offline first" vem para trazer uma melhor experiência do usuário no seu app, além de permitir que o app esteja disponível 24/7 para seu usuário. Nessa palestra, vamos explicar o conceito Offline First, mostrar algumas formas que este requisito pode ser implementado no seu app, exemplificar algumas técnicas, ferramentas e bibliotecas que podem te auxiliar a implementar o Offline First, além de utilizar um caso de uso para falar sobre os desafios e problemas que enfrentamos ao implementar este requisito.

17:45 to 18:20

Desenvolvimento de jogos em Flutter usando Flame.

Erick Zanardo / Luan Nico Nico

Flutter é uma incrível plataforma para a criação de aplicativos multiplataforma e que também apresenta um grande potencial para o desenvolvimento de jogos.

Nesta apresentação será falado um pouco sobre como desenvolver jogos nesta plataforma e também apresentado o Flame, um motor de jogos construído em cima do Flutter. Iremos ver um pouco sobre as principais funcionalidades que o Flame prove e como tudo isso se encaixa num aplicativo Flutter.

18:25 to 18:45 Open Space

18:50 to 19:05 Closing session

After the presentation of the results of the day, on the Stadium stage, many sweepstakes will close the day.

Schedule subject to change

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