TDC CONNECTIONS
Building Software in the Connected World

Trilha STADIUM QUARTA

Uma seleção das palestras do evento apresentadas no palco principal!

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluralidade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Date

Wednesday, June 9, 2021

09h às 19h

ONLINE - LIVE ONLY!

Investment

Basic Pass

Schedule / Talks Time Zone: GMT-3

Time Content
09:00 to 09:30 Opening of the event and mini keynote

On the Stadium stage, everyone will be guided on how the event works, highlights and other news.

09:35 to 10:25

De falhas a maior transação de software no Brasil: como tomar controle da sua carreira.

Bruno Ghisi

Keynote TDC

Ao longo da sua trajetória você terá inúmeras oportunidades, na verdade são inúmeros caminhos que podem ser trilhados. Algumas pessoas vão querer se desenvolver cada vez mais para serem as referências técnicas, outras irão buscar desenvolvimento para liderarem pessoas. Algumas irão empreender, outras buscarão trabalhar em empresas pequenas, outras multinacionais, sejam no Brasil ou fora. O que você precisa fazer para aproximar da sua missão a cada passo e deixar um legado ao invés de colecionar logos? O que você precisa fazer para tomar decisões pro-ativas e não aguardar as propostas no LinkedIn? Como medir a balança do aprendizado e recompensa financeira? Nesse palestra pretendo contar muito do que vivi ao longo de quase duas décadas e aprendizados que tive na jornada.

10:30 to 10:45

Back to Pangea: o futuro do trabalho

Vinícius Lucas Gomes
Em um mundo em escassez global de mais de 8 milhões de profissionais do setor de tecnologia, entender as mudanças e desafios em como empresas e profissionais realmente trabalharão poderá significar a sua decisão relativa ao futuro de sua carreira hoje. Vini apresenta um ponto de vista de como endereçar as maiores dores na criação de um futuro que conecta as pessoas e as empresas como nunca antes.
10:50 to 11:25

Todo produteiro tem um pouco de Sísifo

Marco Dubovski

Aviso aos que desejam chegar ao alto da montanha: o topo não existe! Se você trabalha, quer trabalhar com produto ou simplesmente curte o tema, saiba que a montanha é infinita e que a pedra é pesada. E o pior é que a gente gosta! Nessa palestra a difícil batalha diária de buscar eternamente a constante entrega de valor montanha acima será mostrada com o mito de Sísifo como pano de fundo, passando pelo próprio, pela pedra, pela montanha e pela maldição em si para mostrar as diferentes faces que um profissional de produto precisa adotar todos os dias.

11:30 to 12:05

Frameworks são suficientes para potencializar o processo criativo?

Cíntia Citton / Victor Hugo Rocha de Araújo

No nosso grupo de estudos investigamos e discutimos sobre a criatividade a partir da perspectiva das neurociências. Recentemente, lançamos nosso primeiro material consolidado para começar uma conversa mais profunda que possa nos ajudar a compreender as diferentes camadas da nossa mente que entram em ação quando estamos em processos criativos. Conhecer nos permite explorar caminhos para estruturar sessões que levam em consideração esse funcionamento.

12:10 to 12:45

Padrões e Anti-padrões: As histórias que as histórias do teu time te contam.

Tiago Megale

Como as histórias podem te mostrar que algo não vai bem? Podemos identificar sinais da adoção de boas práticas ágeis pelo dia-a-dia das histórias? Há como saber se o relacionamento da BA com seu time e suas stakeholders está fluido e alinhado? Quais indicadores de um bom entendimento do valor de negócio elas podem trazer? Essas e outras perguntas motivam o conteúdo dessa palestra. Falaremos sobre padrões e anti-padrões que podem afetar esse importante artefato ágil ao longo de seu ciclo de vida.

12:50 to 13:50 Networking and Visiting Stands

Break to network and get to know the booths of the event.

14:00 to 14:05 Afternoon opening

On the Stadium stage, everyone will be guided on how the event works, highlights and other news.

14:10 to 14:45

Sua aplicação até 60x mais rápida e sem reescrever o código

Elder Moraes

Em um mundo com aplicações cada vez mais distribuídas e sem controle de estado, um dos grandes desafios está ligado à performance (seja no tempo de inicialização ou mesmo na resposta à primeira request). Foi dentro deste contexto que durante muito tempo o Java foi uma dúvida em abordagens como serverless, microservices e containers. Mas esses tempos acabaram! Hoje não apenas temos plataformas que levam o Java a um nível de performance jamais imaginado, como também temos algo que possibilita dar um passo além: é a imagem nativa. Venha para esta sessão e aprenda o que dá e o que não dá pra fazer com esta abordagem, e como você pode rodar seu código 60x mais rápido ainda hoje.

14:50 to 15:10

With our hearts and minds: O jeito Philips de desenvolver software

Fabio Jascone
Você sabia que a Philips ajuda a melhorar a vida de pessoas ao redor do mundo através de softwares médicos desenvolvidos a partir de um centro de inovação localizado no Brasil? Neste tempo iremos falar sobre como funciona nosso processo de desenvolvimento, e te guiar por alguns dos nossos sistemas e tecnologias utilizadas em nosso dia a dia
15:15 to 15:35

"Acelerando seu caminho para nuvem com CAF for Azure "

Jaqueline Ramos
Muitos desejam ou já possuem suas aplicacoes e ambientes em nuvem. Mas na maioria das vezes, esse trabalho é longo e difícil. Que tal se você tiver o suporte de uma estrutura de melhores práticas e guiar o caminho melhor e mais simplificado para o sucesso de sua migração? E em busca de inovação? Vamos entender aqui um pouco sobre o Microsoft Cloud Adoption Framework para Azure e como dar suporte a essa jornada para a nuvem.
15:40 to 16:00

Como Quarkus nos leva a rever o que já sabemos

Elder Moraes
Quarkus faz uma revisão sobre a forma como desenvolvemos software. Como ele é possível utilizar frameworks que já conhecemos, porém com maior produtividade e entregando aplicações mais eficientes. Você desenvolve e vê o comportamento da sua aplicação em tempo real, enquanto ela pode estar rodando em um container ou mesmo em um Kubernetes remoto. E o que é melhor: o startup de aplicações Java agora pode ser feito em millissegundos, enquanto consomem alguns poucos MB de memória RAM.
16:10 to 16:25 Break to network and get to know the booths of the event.

Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento.

16:25 to 17:00

Desenvolvimento e entrega contínua com feature flags

Juliana Gaioso de Azevedo

A entrega contínua é, ao mesmo tempo, uma prática comum e uma dificuldade dos times de desenvolvimento. Em times ágeis, é importante entregar, testar, implantar e até mesmo errar o mais rapidamente possível. E isso inclui também a validação final, que é com o próprio usuário.

O uso de Feature Flags facilita a implementação contínua, tanto em ambientes de pré-produção quanto para o ambiente de produção, garantindo que as entregas serão feitas de forma mais contínua, e também minimizando os erros.

A idéia da talk é falar sobre as vantagens de se incluir feature flags no processo de CI/CD e também de mostrar exemplos práticos de feature flags.

17:05 to 17:40

Como gerenciar os custos da sua Cloud? FinOps nosso de cada dia!

Felipe Campos

Vem comigo conhecer um pouco mais sobre FinOps e como ele pode ajudar a controlar, gerenciar e otimizar seus gastos na nuvem

17:45 to 18:20

O papel da liderança mais humanizada no processo de transformação

Marcely Santos / Tadeu Marinho

Nos processos de transformação nas Organizações, observa-se a média gestão perdida e desmotivada, sem entender sua real importância dentro deste movimento. O papel da liderança é fundamental! Mudar a forma de trabalho quebrando paradigmas implantados como falsas verdades por um modelo linear e interação com as pessoas através de um olhar mais humano é algo essencial. As organizações precisam da liderança transformadora e humanizada, com capacidade de apoiar times de alta performance e manter neles a motivação, sentimento de time e alinhados em busca do mesmo propósito. O objetivo da palestra é falar qual o papel da liderança mais humanizada no processo de transformação nas organizações.

18:25 to 18:45 Networking and Visiting Stands

Break to network and get to know the booths of the event.

18:50 to 19:05 Closing session

After the presentation of the results of the day, on the Stadium stage, many sweepstakes will close the day.

Schedule subject to change

Technical Committee - Trilha STADIUM QUARTA

Sponsors




Apoio

Apoio Trilha


Apoio Mídia


Realização