TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios Análise de Negócios e Gestão de Valor, identificando, analisando e resolvendo de fato e na prática os problemas de negócio.

Estabelecer estratégias e objetivos, definir soluções para possíveis problemas identificando novas oportunidades de negócios, seja da maneira tradicional ou ágil a análise de negócios está cada vez mais contribuindo para a melhoria do processo de criação de soluções de negócio baseadas em software.

É sob a análise desses temas, com palestras instrutivas, aprendizados e casos de sucesso, que essa trilha propõe reunir quem se desafia a conceber soluções para problemas do dia-a-dia de indivíduos e organizações.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Discovery: a importância da análise de cenário e a atuação do seu produto na prática.
Ricardo do Canto Mazzochi

O desafio de manter o produto em um cliente, e estimular o uso de todas as suas funções é muitas vezes "forçado" pelas áreas comerciais, e nos mostra um caminho duro até que o resultado seja realmente efetivado. Conhecer seu cliente, entender suas dores e conhecer o verdadeiro potencial de seu produto, faz com que muitas vezes nosso planejamento seja feito, renovando o discovery de ponta à ponta, com a experiência de quem realmente utiliza-o. O resultado pode ser cruel, chocante mas principalmente, necessário para que seu produto se mantenha renovado e ativo ao mercado.

A multidisciplinaridade na tecnologia.
Luiz Alves Filho

Vivemos em um momento onde mudar já não é mais algo tão assombroso. Planos de carreiras já não são estradas infinitas e mudar de cargo é cada vez mais comum entre os colaboradores. Se você tem interesse em desbravar novos mares ou até mesmo se especializar cada vez mais, entender outras áreas será preciso. Com isso em mente, eu tenho uma história para contar! Sobre como um arquiteto e urbanista acabou trabalhando com análise de negócios e o como isso o ajudou. Senta aí ;)

11:10 às 12:00 Transformação Digital X Digitalização de serviços - você já ouviu falar de empresas spin offs?
Laura Tissot Teixeira

Atualmente, com a disseminação do conceito de transformação digital, tornou-se "comum" a abordagem desse tema dentro de empresas. Entretanto, é muito comum a confusão entre a digitalização de produtos/serviços com projetos de transformação digital. Assim, para esclarecer esse cenário, apresenta-se o conceito das empresas spin-offs, que nascem e crescem digitais.

Utilizando Perguntas de Metamodelo no Processo de Elicitação de Requisitos
Paulo Ricardo Maciel / Leandro Pereira da Silva

Realizar levantamento de requisitos e análise de negócios no mundo corporativo são atividades de alta complexidade, pois não envolvem fatores ambientais, humanos, cultura e comportamento. Obter as respostas corretas durante o processo de elicitação de requisitos é essencial para o desenvolvimento e entrega de valor em um produto e encantamento do cliente. As perguntas de Metamodelo, da Programação Neurolinguística (PNL), apresentam-se como ferramentas poderosas para estabelecer a conexão eficiente entre emissor e receptor. A proposta desta palestra é demonstrar como a aplicabilidade de alguns dos principais padrões de Metamodelos trazem resultados fantásticos para a análise de negócios.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 User story mapping uma forma colaborativa de gerenciamento de projeto
Michele Citolin

Para criar produtos que provoquem verdadeiras mudanças nas organizações é necessário que todos possam colaborar com o processo. E por que não utilizar uma ferramenta que normalmente é de refinamento para auxiliar o time e o cliente a visualizar e priorizar as entregas? User Story Mapping é tradicionalmente usado para levantar e organizar requisitos, porém é possível usá-lo como uma ferramenta auxiliar no planejamento da evolução do produto, além de envolver o cliente em todo o processo, promovendo mais satisfação e sensação de pertencimento.

Como ajudar empresas a enxergarem a inovação dentro de casa?
Débora Costa

Como Pressman diz, cada dólar gasto para resolver um problema durante o projeto são $10 no mesmo problema durante o desenvolvimento e $100 se o problema tivesse que ser resolvido após o lançamento do produto. Muitas empresas lutam para tornar suas idéias mais tangíveis e tem dificuldades em transformar pesquisas em um produto para o mercado. Perdendo a oportunidade de lançar produtos disruptivos e que trariam um alto diferencial competitivo. Esta apresentação mostrará como os especialistas em UX ajudam a ver e tornar a pesquisa mais tangível através do uso do Design Thinking como uma maneira estruturada que combina imaginação, conhecimento e experiências na geração de idéias inovadoras.

14:10 às 15:00 A Importância da Definição de Personas na Análise de Negócios
Neiva Nessi

Esta apresentação tem o objetivo de trazer uma reflexão sobre o conceito e importância da definição de personas na análise de negócios, através dos seguintes tópicos: - O que são Personas e por quê é importante defini-las; - Como defini-las e utiliza-las.

Bringing the money back
João Azevedo

Digamos que um projeto de desenvolvimento dentro da empresa tem o seu orçamento aprovado, com seu início, seus ajustes ao longo da execução até a entrega. E então vem o outro projeto, e assim segue. Mas qual o retorno que o desenvolvimento da equipe esta gerando para o negócio? Os objetivos que foram pensados e planejados lá na etapa inicial foram atingidos, e continuam sendo atingidos? Em muitas empresas, a definição de metas e objetivos é feita com um nível de detalhamento apurado no início, porém depois de entregue, não existe processo de acompanhamento dos resultados, muito menos de comunicação para os sponsors. Esse retorno de informação de resultados é crítico para a equipe e empresa.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como garantir a implementação e entrega correta dos processos e regras de negócio?
Karina Macedo Varela

Entenda o porque e como criar processos e regras de negócio executáveis!

É de comum acordo entre os analistas de negócio que grande parte das vezes o software entregue não faz o que o cliente pediu.

Entre várias funções, um dos papéis do analista de negócios é entender o funcionamento da empresa, e ser capaz de transcrever esta necessidade para que a mesma seja codificada pelo time de desenvolvimento.

Veja na prática como analistas podem utilizar o jBPM (RHPAM) para transcrever necessidades seguindo specs como DMN, BPMN e CMMN, de forma que estes mesmos arquivos possam ser testados e promovidos até o ambiente de produção!

O desafio do PO em vender o produto: como o Product Marketing pode apoiar?
Ricardo do Canto Mazzochi

Pretendo destacar o desafio do Product Marketing no dia-dia, instigando cada vez mais a atuação do Product Owner em preparar o produto com o máximo de eficiência para o mercado, seja por meio de funções exigidas ou até mesmo na venda daquilo que foi construído. Por meio de frameworks como o Go to Market e o Build a Box, como construir um novo discurso de produtos já presentes no mercado, destacando nossos principais diferenciais no ponto de vista de quem está no dia-dia planejando e evoluindo cada feature e cada função. O resultado disso é um trabalho eficiente em conjunto, desde a preparação do produto até o seu real valor para o mercado conforme o planejamento previsto no plano de produto.

16:40 às 17:30 Como entender melhor o problema com o Lean Analysis Canvas
Marcelo Menezes Neves

Você conhece o Lean Analysis Canvas? É uma ferramenta que eu criei para a resolução de problemas e que tenho certeza que vai te ajudar a ser mais assertivo no dia a dia.

Nem toda solução é software e nem só de software se faz uma solução.

Venha conhecer o Lean Analysis Canvas e como utilizá-lo no dia a dia.

Não dá mais... precisamos falar sobre Product & Market Fit.
MARCELO CAMPOS FONSECA

Seu produto possui proposta de valor? Qual propósito atende: o seu, ou o do cliente? O desenvolvimento de produtos digitais deve considerar o contexto dos modelos de negócio, suas diferenças e o conceito envolvido desde o seu lançamento até a perpetuidade. E como se faz isso? Resolvendo o problema dos clientes! Não é à toa que 42% das startups falha ao criar produtos que não atendem às necessidades do mercado. De maneira simples, o uso de algumas ferramentas como a Matriz CSD, o Empathy map, Value proposition canvas e o Product vision board pode livrar você dessas ciladas, acertando o fit entre o seu produto, o cliente e o mercado. Quem vai dizer se o seu produto é bom é mercado, e não você.

17:40 às 18:30 Stakeholders: quem são e como engajá-los
LILIAN joyce SOUZA / Rafael Reis

Uma boa gestão de relacionamento é imprescindível para o sucesso de uma entrega, e essa afirmação é sabida por aqueles que gerenciam backlogs no seu dia a dia. Seja qual for o papel, mas ao gerenciar um produto ou projeto, é necessário nutrir suas relações de modo que criem valor para todo o público de interesse. Nesta palestra serão compartilhados os resultados de um caso da empresa ExxonMobil, o qual demonstra práticas e estratégias decorrentes dos conceitos de Stakeholder Mapping e Stakeholder Management.

Value Stream Mapping e Event Storming
Ademir Silva / Giuseppe M Pereira

Como a combinação de VSM e Event Storming ajudar a alinhar pessoas de negócio e Desenvolvedores para esclarecer ou definir contexto técnicos e extrair pontos de dores de negocio alinhados a questões técnicas, possibilitando ter esboços do que serão futuros testes de aceitação, interfaces de serviços, atores envolvidos.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Amantes da área de negócio que gostam de transformar problemas em soluções, sejam eles Analistas de Negócios, Analistas de Produto, Gerente de Projetos, UX, QAs, Devs.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Análise de Negócios

Neiva Nessi
Neiva Nessi
Join Tecnologia
Rafael Reis
Rafael Reis
Adaptworks
Ricardo do Canto Mazzochi
Ricardo do Canto Mazzochi
NDD - NDDigital Software Ltda.

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira