TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design Thinking Design Thinking é estratégico para inovação

Design Thinking já é realidade no mercado brasileiro e é estratégico para inovação.

Com esta trilha queremos ajudar os nossos líderes a entenderem como o Design Thinking está sendo aplicado na prática.

Queremos co-criar insights sobre como escalar sua prática neste universo Ágil de Transformação Digital de serviços baseados na Cloud, na Internet das Coisas, na Computação Cognitiva e em todas as tecnologias que usamos e amamos para entregar inovações estratégicas centradas no usuário.

Queremos envolver todas as áreas e especialidades da estratégia, da user experience e da criação de produtos para mostrar de que forma o foco nas pessoas para as quais criamos pode acontecer e impactar positivamente nos processos e resultados.

Aguardamos vocês nesta jornada onde juntos construímos o amadurecimento do Design Thinking frente nossos desafios de escalar em mundo de entrega contínua e onde cada vez mais precisamos conquistar quase que pessoalmente cada cliente.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Comece com a Empatia
Karin Dantas Keller

A primeira etapa do processo de design thinking é Empatizar. Mas o que é, de fato, empatia? Mais do que uma etapa, é uma competência, que precisa ser desenvolvida antes de ser possível, de fato, aplicar esta etapa. Nesta palestra, vamos construir uma estrutura para que seja possível ser mais empático no dia a dia, e, quem sabe, conseguir iniciar esta etapa do processo com muito mais clareza.

Creative Problem Solving: garantindo que estamos resolvendo o problema certo
Vinicius Campos Silva

Creative Problem Solving (CPS) é um método cunhado por Alex Osborn e Sid Parnes na década de 1940, sendo o primeiro, o criador do famoso Brainstorming, tão banalizado por disfunções no dia a dia e que por vezes não atacamos o verdadeiro problema. Vamos juntos discutir como esse método pode ser facilmente aplicado na sua próxima resolução de problemas.

11:10 às 12:00 Product Discovery Framework v2: um modelo validado com 181 Construtoras e ganhou o IBM Beacon Awards 2019
Jefferson Alex Silva

Essa palestra vai mostrar um modelo replicável, no formato de framework para Product Discovery, criado a partir de adaptações de modelos que integram P.O, UX e Dev em um ciclo de atendimento. Dividido em 4 etapas, simples de estruturar, sempre incluindo validação em cada etapa, conseguimos desenvolver um ERP inovador em 10 meses que inclui Processamento de Linguagem Natural (Watson), o projeto foi ganhador do IBM Beacon Awards 2019.

Design Sprint: Entregando valor antes de Codar
ALEXANDRO UPITS

A utilização do Design Sprint está muito no hype, mas para que ela realmente serve? Nesta apresentação vamos mostrar as vantagens de utilizar e quando passar longe. Quais foram os acertos e erros que tivemos ao tentar utilizar uma metodologia que pede concentração total de uma equipe durante 5 dias e como vender esta idéia em uma empresa que não quer perder tempo nem dinheiro.

12:10 às 13:00 Design + Engenharia | Convergindo dois mundos
Thiago Borba

Designer, você sabe o que é uma API? Developer, você sabe o que é DT? Dois mundos, completamente diferentes convergindo para o mesmo objetivo, entregar valor para o cliente. Design é mais do que UX e UI. Software é mais que linhas de código. Nessa talk, vamos fazer uma jornada em casos do mundo real, onde Designers e Developers caminham juntos e o resultado dessa parceria. Além disso, vamos conhecer conceitos de desenvolvimento de software e engenharia para humanos.

10 aprendizados com a Concepção de Produtos Digitais
Karina Hartmann / Gabriela Sombrio

Vamos compartilhar os aprendizados que tivemos realizando mais de 200 concepções com startups, scale-ups e empresas consolidadas de diferentes portes. Durante esse processo nós exploramos ideias, fazemos pesquisa, amadurecemos modelos de negócio e estruturamos produtos digitais. Conheça nosso método e o quanto evoluímos nesses últimos 5 anos realizando concepções.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Como o processo de Design Thinking ajudou em resolver um problema de arquitetura de sistema.
Rodrigo Severo

Tínhamos um problema técnico de aplicações, onde o grande risco era não abrir novas agências! O esforço era enorme (mais de 10 mil horas) e o tempo estava passando muito rápido. Reunimos uma galera multidisciplinar e realizamos um Workshop de 8h. A ideia principal foi aplicar o duplo diamante com muitas divergências e convergências de ideias/possibilidades. Após essas 8 horas intensas, surgiu a Sprint Challenge! Encontro que viabilizou um dos maiores Team Building (mais de 300 pessoas mobilizadas) da organização e um grande avanço na resolução do problema em 34 horas ininterruptas.

Personas Inclusivas não é uma média de atributos que imaginamos que nosso cliente possua
Antonio Dias / Rafael Alves

Realizando uma reflexão, trago uma provocação sobre as personas que criamos. Na construção de personas, porque consideramos sempre a média de atributos que imaginamos que nosso cliente possua? Porque raramente construimos personas com alguma dificuldade, seja permanente ou situacional, do tato, visão, audição ou a fala? Nesta palestra quero apresentar um novo olhar sobre a construção de personas, considerando suas dificuldades de tato, visão, audição ou a fala.

15:10 às 16:00 Cloud + Design Thinking = sucesso na sua empresa!
Lourenço Barrera Taborda

Você verá uma abordagem de execução de Design Thinking com critérios práticos para a migração da infraestrutura e das aplicações corporativas executadas em ambiente local (on-premises) para a nuvem pública (cloud computing). Esta abordagem é aplicável em organizações de qualquer tamanho. A computação em nuvem será brevemente contextualizada nas suas camadas de operação. Os critérios de migração serão expostos com base na criticidade de negócio e, consequentemente, na alta disponibilidade e complexidade exigidas da infraestrutura para suportar o negócio, mapeadas durante uma sessão de Design Thinking.

Implementation of the "Design clinique" concept
Márcio Caetano Martins / Gabriel Ratzlaff

In the struggle to implement design culture at our almost 50 years old tech company, I thought about a service where people would come to find "medication" to their projects using Design practices. The program reached the company like an infection disease: ~12 teams, ~24 design sessions, ~40h of consulting.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Designer na Era dos Dados
Luana Hohmann

Designers, em geral, utilizam-se de dados qualitativos e quantitativos para projetar e informar o desenvolvimento de produtos, serviços e sistemas. Quais são as competências que o designer deve considerar explorar para enriquecer suas soluções quando da atuação em organizações que lidam com grande volume de dados e inteligência artificial? Nessa palestra vamos dialogar sobre a evolução das atitudes de design em organizações orientadas a dados.

Crazy Eight - Desenvolvendo soluções na prática em um projeto real
Bruce Rocha

Crazy 8?s é uma técnica do Design Sprint. Foi uma forma rápido que desafiou as pessoas (dev e testers) do projeto a esboçar seus entendimentos em um tempo limitado. O objetivo da aplicação desta ferramenta no projeto foi de superar as limitações e descartar as ideias menos inovadoras, gerando uma variedade de soluções e deixando claro o entendimento do time com a solução final.

17:40 às 18:30 Inovando no serviço público do Estado de Santa Catarina com Service Design
Allan Rett Ferreira

Existem diversos desafios quando falamos de serviços públicos, são problemas complexos que afetam toda a sociedade. Para melhorar o serviço prestado pelo Estado de Santa Catarina foram realizadas oficinas de Service Design em conjunto com os servidores do Estado, para inovar a forma como o serviço público é prestado. A palestra visa demonstrar as técnicas utilizadas, dinâmicas realizadas, como foi feito o engajamento dos servidores públicos para que possam inovar no serviço prestado ao Estado e ao cidadão.

Empatia - como ela pode mudar o processo de descoberta do produto?
Michele Citolin

Como a escuta ativa dos clientes pode mudar o processo de descoberta de um produto? Durante essa etapa muitas vezes o foco é em como será a experiência do usuário final, mas nem sempre as dinâmicas saem como planejadas e isso pode prejudicar todo o andamento de um projeto. Dando exemplos a partir de cases vivenciados, vou mostrar a necessidade da escuta ativa e empática do cliente para adequar e avaliar quais as melhores metodologias de design devem ser utilizadas no planejamento de dinâmicas, entregando assim o melhor produto para o cliente.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas interessados em inovação e que entendem a importação do usuário na criação de soluções.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Design Thinking

Antonio Dias
Antonio Dias
Confederação Sicredi
Bruce Rocha
Bruce Rocha
CESAR Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife
Luana Hohmann
Luana Hohmann
Globo.com
Thiago Borba
Thiago Borba
CWI Software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira