TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Kanban e Lean A busca da eficiência e eficácia utilizando o pensamento Lean (Enxuto), através de mudanças evolucionárias com Kanban.

Quando os Estados Unidos enviaram William Deming para ajudar os Japoneses a recuperar a sua indústria após a segunda guerra mundial, não imaginavam que o resultado seria a implantação do modelo de gestão enxuta, que anos depois seria batizado de Lean Manufacturing. A soma de visão de gestão da qualidade com a disciplina e foco em melhoria contínua da Toyota resultou no mais inovador sistema de produção que o mundo já viu operar e influenciou o pensamento ágil nascido em 2001.

O outro ato de liderança, agora do David Anderson, expandiu este pensamento através do Método Kanban para todas as indústrias existentes hoje ajudando as empresas a se tornarem eficientes e eficazes. Na nossa opinião, o Kanban trouxe para o desenvolvimento de software a visão de fluxo otimizado presente no Sistema Toyota de Produção utilizando como base o pensamento evolucionário do Kaizen e o controle de trabalho em progresso oriundo da teoria das restrições.


O que os participantes irão encontrar nessa trilha:

- Como dar os primeiros passos com esses métodos

- Ações pragmáticas com Lean e Kanban

- Relato de experiência de pessoas aplicando Lean e Kanban

- Métricas e gestão de fluxo

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Transformando uma empresa tendo apenas 1 restrição. "Não parar ninguém!"
Jose JR

A palestra fala sobre as dificuldades e desafios em plantar a Agilidade em uma empresa que atua Internacionalmente com Certificações CMMI, IT Mark, MoProsoft e MPS-br projetizada fortemente, onde o CEO preferia o computador do que lidar com as pessoas. O comando e controle existia com a pressão da Diretoria de Operações e Financeira atuava diretamente na area de desenvolvimento e priorização do atendimento e desenvolvimento, o Caos estava instaurado na área de Operações e sufocava as pessoas com mais de 400 itens de trabalho que não parava de crescer.

Além do Log de Horas: Como o LeadTime e Throughput melhoraram nossa previsibilidade e nossa sanidade!
Gustavo De Angelo Andrade
Levante a mão se você nunca teve que “logar horas” (worklog) ou criar um relatório de “performance” dos membros do time, baseado em horas estimadas vs. gastas. Pode parecer que todos operam do mesmo jeito, mas NÃO! Nem tudo está perdido =) Vamos ver que existem outros caminhos para trazer previsibilidade para seus demandantes, menos micro-management sobre o time, e melhor visão de performance – com métricas corretas – de como o desenvolvimento está andando e evoluindo. Vamos mostrar que o emprego do LeadTime e do Throughput, mesmo que de maneira inicial e "básica", sobre as atividades de um time trás diversos benefícios sem necessariamente quebrar com expectativas ou práticas de processos.
11:10 às 12:00 Do Voo Cego a Gestão do Fluxo - Uma jornada rumo a eficácia
Coaracy Silva
Com a velocidade das mudanças, novas variáveis surgem constantemente levando as organizações a não perceber que suas estratégias, ações e produtos estão em descompasso com a realidade de seus clientes. Esse voo cego pode ser fatal em um ambiente competitivo como o atual e precisamos novas maneiras de pensar o trabalho e sua forma de gestão. Organizações não mudam, elas evoluem. Grandes mudanças são traumáticas, então qual é o caminho? Apresentarei experiências, percepções e ideias utilizando Kanban como meio para mudar o status quo, adaptabilidade com práticas emergentes e atos de liderança em todos os níveis estarão nessa palestra que pretende ser uma janela aberta a ideias evolucionárias.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Strategic Portfolio Kanban - A New Hope
Fabiano Freire / Tiago Alves Vallinoto
Desde o início da transformação ágil, focamos em melhorar a nossa eficiência no desenvolvimento de software. Nos últimos meses, o foco está sendo na eficácia. Mas como saber se estamos sendo fit for purpose? Como saber se estamos atuando no melhor ponto de alavancagem do sistema? Queremos compartilhar um pouco do que estamos vivendo, acertos e erros que estamos enfrentando nessa jornada de estruturar um Strategic Portfolio Kanban em uma empresa de mais de 100 anos.
Lean Development: Elimine os desperdícios no desenvolvimento de software e entregue produtos de valor
Luís Aguirre
Quer desenvolver software com maior qualidade, menor custo e tempo de entrega? Então a solução para o seu problema é a aplicação das disciplinas do Lean Software development. Os pilares dessa abordagem são a produção enxuta, a automação de processos e a melhoria contínua. Por meio do Lean você eliminará os desperdícios, que são todos processos e atividades que não agregam valor para o cliente. Venha nessa sessão e aprenda a identificar esses grupos de desperdício e transformar suas entregas, em entregas de valor.
14:10 às 15:00 Como otimizar o fluxo de entregas com Kanban: da maturidade 0 a 3
Bruno Ferreira dos Santos

O Kanban é um método que auxilia a melhorar o fluxo de entregas de valor por meio de gestão visual, colaboração e limitação de trabalho em progresso. Nesta palestra mostro como ajudei a conduzir um time de desenvolvimento da maturidade 0 até a maturidade 3, como isso ajudou ao time, como isso impactou os clientes, os percalços, os sucessos, dicas de como implementar... Tudo isso com dicas, números, fluxos e propostas.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Flight Level 2 e 3: como alavancar resultados através da visibilidade estratégica e coordenação
Andressa Chiara / Rodrigo Otero

Ter squads multidisciplinares, usar Kanban, aplicar o modelo Spotify? E quando você faz tudo isso, e ainda assim não vê resultados para o negócio? No início de 2019 resolvemos atacar este problema com uma combinação de técnicas e ferramentas, em especial o Flight Levels Kanban. O CTO da Veloe mostra como conseguimos gerar redução drástica do leadtime, visibilidade para a organização, colaboração entre times, alavancagem nas métricas de resultado para o negócio, crescimento vertiginoso na base de clientes e muito mais!

16:40 às 17:30 Destrinchando seu fluxo: Descubra quais as principais métricas de fluxo que constroem times ágeis
Simone A. Marcato / Cristiano Binotti

A pergunta mais usada na gestão de projetos de software é ?quando vai ficar pronto?? E não sei você, mas para nós, essa pergunta sempre foi difícil de responder. Há aproximadamente 2 anos começamos a usar o método Kanban para entender melhor o nosso fluxo de trabalho e com isso tivemos a oportunidade de explorarmos ao máximo as métricas de fluxo, que, ao compreendê-las melhor(depois de muitos experimentos) nos ajudaram na alavancagem do sistema de trabalho, tornando-o estável e altamente previsível. Se hoje você está buscando uma maneira de responder a pergunta citada acima, essa palestra é para você.

17:40 às 18:30 Upstream Kanban: exercitando a eficácia criativa do seu fluxo de trabalho
Vinicius Campos Silva
O que é Upstream Kanban e como podemos nos beneficiar dele para o meu fluxo de trabalho? O que é mais importante, eficiência ou eficácia? Em 2017, Patrick Steyaert publicou o livro "Essential Upstream Kanban" e desde então as discussões sobre o assunto estão ganhando espaço na comunidade. Nessa talk será instigado um pouco mais os conceitos por trás dessa abordagem e como podemos praticá-lo no nosso dia a dia.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de software, Scrum Masters, Agile Coaches, Product Owners, Líderes de todas as indústrias.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Kanban e Lean

Coaracy Silva
Coaracy Silva
DB SERVER
Jose JR
Jose JR
Knowleged 21
Vinicius Campos Silva
Vinicius Campos Silva
PagSeguro PagBank

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online