TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Containers Criando soluções escaláveis, estáveis e distribuídas na nuvem

Estamos passando por uma onda de transformação diginal, e a área de Cloud Computing tem um papel fundamental neste processo. Para nos prepararmos precisamos entender que Cloud Computing é um grande guarda-chuva com vários áreas relacionadas: containers, cloud native, migração, arquitetura, machine learning, etc.

Esta trilha é dedicada para troca de experiências e disseminação de novos conhecimentos, mostrando como esta área está se posicionando e como a utilização de containers tem papel importante neste universo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Utilizando Docker para controlar recursos de um servidor Minecraft
Jerônimo Fagundes da Silva
Nesta palestra, veremos um estudo de caso didático de como podemos lançar um servidor do jogo Minecraft por meio do Docker, com o intuito de controlar o consumo de recursos de hardware, ao mesmo tempo que persistimos os dados do "world".
Contêineres Linux na unha
Wellington F Silva
Docker tem mudado o paradigma de como montamos e entregamos aplicações usando contêineres. Essa palestra é baseada no artigo de Julian Friedman e nas apresentações de Liz Rice onde mostraremos o que são contêineres Linux e montaremos nossos próprios com algumas poucas linhas de código em GO.
11:10 às 12:00 Kubernetes Reliability by Security Policies (SRE & Security)
Bruno S. Brasil
Quando o assunto é Kubernetes, muito se fala sobre as possibilidades de escalabilidade, resiliência, imutabilidade, ambientes dinâmicos e o auxilio para a cultura DevOps em diversos tipos de organizações. Mas a confiabilidade que o Kubernetes pode entregar aos produtos de TI vai MUITO além dessas estratégias! Precisamos falar sobre estratégias que possibilitem ambientes seguros, homogêneos e com políticas que entreguem, junto das aplicações, mais confiança pela segurança, sem onerar a produtividade dos times e o desempenho das aplicações altamente disponíveis. Durante a palestra vou abordar: - SRE vs Security - Admission Controllers - Vault - OPA: Open Policy Agent
Introdução a Kubernetes Operators
Carol Valencia
Overview do funcionamento da API do Kubernetes. Introdução a criação de operators, casos de uso e um demo de operator.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Ignite Karaoke
Marco Antonio Martins Junior

Sempre quis palestrar mas não tem assunto? Ou quem sabe acha que é algo que requer alguma habilidade especial? Acho que temos uma solução :)

Ignite Karaoke é uma sequência de "palestras de improviso" onde os participantes recebem os slides prontos (5 slides passando automaticamente a cada 15 segundos) e irão criar a fala da palestra ao verem os slides pela primeira vez...
Pode até parecer assustador, mas rápido se nota que é super divertido :D

Observabilidade antes e depois do Service Mesh
Tiago Angelo / Matheus de Faria Moraes
O principal desafio da arquitetura de microservices é a complexidade em visualizar o que acontece no tráfego Leste-Oeste (entre os serviços), principalmente em cenários com erros. Para lidar com esse desafio e ter sucesso na adoção dessa arquitetura, é imprescindível que nosso ecossistema seja observável. O Service Mesh chegou para reduzir a complexidade da arquitetura de microservices, facilitando a implantação de funcionalidades importantes, tais como gerenciamento de tráfego, segurança e, principalmente, observabilidade. Mas nem sempre foi assim. Nesta palestra, vamos abordar os conceitos e fazer demonstrações da implantação de observabilidade antes e depois do Service Mesh.
14:10 às 15:00 Usando operadores bash no Kubernetes
Alexandre Mioranza / Leonardo Ieggli
Um padrão de aplicação desenvolvido para rodar dentro do Kubernetes foi criado pela CoreOS e denominado Operator Model, ou operators. Usamos um modelo de operadores com bash para fazer ajustes em objetos do cluster em resposta a eventos que ocorrem nesses objetos.
FaaS (Function as a Service) em containers
Rafael Barbosa

Com a popularização do Function as a Service dentre todas as clouds publicas de grande porte como AWS lambda e Google Cloud Functions, como quem não quer lock-in poderia agir? Tecnologias como OpenFaaS e Kubeless surgiram a partir dessa demanda e vem crescendo muito com vários casos de arquiteturas em produção. Quer entender, tirar suas duvidas sobre o assunto e ainda ver uma demo rodando e ter acesso ao código para reproduzir no seu projeto? Esse é o momento. Vamos começar a usar essa tecnologia que já vem ajudando muitos desenvolvedores e sysadmins.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Welcome Docker! Utilizando docker em tempo de desenvolvimento para aplicações legadas.
Luiz Antonio

O Docker mudou o fluxo de desenvolvimento de software de ponta a ponta. Nessa talk, mostrarei um exemplo de como qualquer compania pode utilizar o Docker hoje mesmo, até mesmo para aquele legado que você gosta.

Docker e Ansible para automatizar o monitoramento
Allan Miguel da Silva Moraes
Você que gosta de saber de tudo que acontece no seu ambiente, que gosta de ter tudo sob controle, monitorado , com alertas e métricas. A vida nunca foi fácil, sempre foram dias implementando uma solução de monitoramento, outros tanto testando e por fim integrando com os sistemas da empresa. Pois bem, saiba que os dias sombrios podem ter um fim. Desde o boom inicial do Docker era possível prever que as mudanças que viriam era duradouras, e agora, aquelas semanas para monitorar seu ambiente passaram a ser minutos. Duvida? Então participa dessa apresentação, onde mostrarei como isso é possível, usando containers.
16:40 às 17:30 Provisionando plataformas com kubernetes operators e custom resources
Guilherme Vierno da Silveira
Nesta talk irei mostrar como estamos usando operators e CRDs para provisionar a plataforma da globo.com, composta por vários serviços que são consumidos por outros times de desenvolvimento para criar os produtos do Grupo Globo. Operators e custom resources são ferramentas muito poderosas e ainda pouco exploradas dentro das empresas que operam clusters de k8s, irei apresentar as partes boas, as más e as feias da adoção desse modelo para provisionamento de serviços.
Usando Openshift com Istio e Knative
Edgar Silva
Usando function as a service (FaaS) no Openshift 3.11: um caso de uso real de Knative no ambiente de desenvolvimento que ocorreu em um dos maiores bancos do Brasil. O OpenShift nesse ambiente é um cluster que processa mais de 500 milhões de requisições por dia, atendendo grandes workloads como mobile e internet banking. Alguns números do OpenShift hoje: - Mais de 70% de seus serviços bancários móveis são executados em serviços hospedados no OpenShift; - 20% do seu Internet Banking; - 50% de portais internos; - 40% portais externos. Nesta apresentação, mostraremos o Istio trabalhando com a Knative e alguns problemas, como resolvemos e também como o FaaS revolucionará o ambiente do banco.
17:40 às 18:30 Fiz uma vez e não farei denovo: automatizando criação de cluster Kubernetes com Rancher
Luis Eduardo Ferreira / Thiago Ribeiro
Todo mundo gosta de ter um cluster de Kubernetes pronto, robusto e sem dor de cabeça. Mas, por baixo dos planos, estruturar a orquestração dos containers de api-servers, schedullers e proxys pode dar uma grande dor de cabeça. Feito uma vez, se aprende. E não queremos fazer denovo. Nesta talk vamos apresentar como automatizar a criação de cluster (sim, no plural!) Kubernetes com a plataforma Rancher de uma forma simples e robusta.
Controle de Acesso do Kubernetes via Active Directory
Juan Enciso Condena
Na medida que uma organização cresce, a complexidade de ter um ordem na sua infraestrutura de TI aumenta. Assim, nos vemos na necessidade de nos apoiar de serviços já consolidados e seguros. Dessa forma, o Active Directory (AD) aparece na primeira camada para estabelecer ambientes seguros e de conformidade sobre usuários. Um cluster de Kubernetes não pode escapar de se integrar com o nosso AD da organização. Assim, nos apoiando do suporte do OpenID Connect e usando ferramentas com suporte de Oauth, OpenID, e LDAP podemos atingir este objetivo, simplificando desta forma a gestão com a criação de perfis e roles centralizados
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas com experiência em Arquitetura de Software, Desenvolvimento, Infraestrutura e/ou interessadas em tendências tecnológicas na área de TI.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Containers

Alexandre Mioranza
Alexandre Mioranza
Zenvia Mobile
Allan Miguel da Silva Moraes
Allan Miguel da Silva Moraes
Arquiteto de Infraestrutura
Carol Valencia
Carol Valencia
Solution Architect
Luis Eduardo Ferreira
Luis Eduardo Ferreira
Dell Technologies
Luiz Antonio
Luiz Antonio
Linx Commerce
Tiago Angelo
Tiago Angelo
Staff Software Engineer
Wellington F Silva
Wellington F Silva
Cabify / Easytaxi

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online