TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Node.JS Aplicações Web Escaláveis de Alta Performance Usando JavaScript

Sempre contando com a ajuda da comunidade, a plataforma vem crescendo e se atualizando constantemente.

O Node.js tem se consolidado como uma plataforma de alta performance e escalabilidade, além de garantir alta produtividade para os desenvolvedores.

Sua arquitetura, flexibilidade e baixo custo, o tornam uma boa escolha para implementação de Microsserviços e componentes da arquitetura Serverless.

Descubra o que há de mais inovador nesse ecossistema e como ele pode te ajudar no desempenho e produtividade na sua carreira e na sua empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Nest.js: Arquitetura Para APIs em Node.js
MATHIAS GHENO AZZOLINI

Node.js possibilita uma flexibilidade e facilidade incrível para criação de servidores HTTP. Toda essa flexibilidade pode ser tornar um empecilho quando sua aplicação precisa garantir qualidade a curto e longo prazo para modularizarão, documentação, testes e escalabilidade. Nessa palestra você irá descobrir como que o Nest.js facilita essas questões além de saber as vantagens e desvantagens do seu uso.

Node + Jest = Less Errors
Cainã da Rosa Murtinho

Testes podem trazer inúmeros beneficios para sua aplicação, além de garantir o funcionamento da aplicação através da antecipação de falhas no código os mesmos servem como documentação de funcionalidades. O objetivo desta palestra é desmistificar o uso de testes unitários no back-end, demonstrando vários cenários de teste utilizando Node e Jest

11:10 às 12:00 Segurança nos módulos NPM: O perigo de estar vulnerável!
Saulo Santiago

Você sabia que pode estar desenvolvendo algo inseguro? Que sua aplicação pode conter trechos de código vulneráveis que nem foi você que os escreveu? Nesta apresentação vamos aprender juntos algumas práticas e técnicas para proteger suas aplicações.

Construindo uma API Rest com LoopBack4 em minutos
Irineu Licks Filho

Nesta apresentação vamos explorar o framework NodeJS open-source chamado LoopBack, um dos frameworks mais fáceis para criação de APIs. Na sua última versão, adotou as últimas features ES2016/2017/2018, suportando Typescript, contemplando novos padrões como OpenAPI Spec e GraphQL, entre outras.

12:10 às 13:00 Node.js e AWS, uma combinação de sucesso
Gustavo Oliveira

Nos últimos anos a quantidade de serviços na nuvem vem crescendo vertiginosamente. Antes manter uma infraestrutura na nuvem era luxo, mas atualmente é imprescindível em alguns cenários, mas quais? Uma arquitetura orientada a microsserviços com S3 e Lambda, por exemplo? Como Node.js ajuda? Vamos falar um pouco mais sobre!

Benchmark entre ferramentas para End-to-End Testing no Node.js
Julio Alexander Sieg / Gabriel Baierle

End-to-End Testing (E2E) é uma metodologia de testes que permite testar o fluxo de uma aplicação do início ao fim. Nessa palestra, vamos mostrar algumas ferramentas que permitem essa metodologia de testes, com exemplos, utilizando Node.js. Ainda, vamos fazer um comparativo entre as ferramentas, mostrando o que cada uma tem de melhor e qual foi o desempenho delas nos testes realizados.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Selenium nunca mais, Cypress para sempre!
Raryson Pereira Rost / Vinicius Pretto da Silva

Vamos falar um pouco de Cypress, de como ele pode facilitar a sua vida para criar testes funcionais, testes de regressão visual e unitários " é o cinto do Batman dos testes".

Como o Cypress faz o mesmo que o Selenium faz só que de maneira muito mais otimizada e fácil de usar. De como debugar se tornou mais fácil com o Cypress, de como rodar o teste funcional na sua pipeline ficou mais legal.

De MVP a três milhões de interações diárias: ao infinito e além com serverless
Pedro Henrique Lacerda de Carvalho

Há um ano começamos com a proposta de um MVP. Mantendo praticamente a mesma codebase, agora recebemos cerca de três milhões de interações diárias na nossa aplicação, sem mudanças significativas na arquitetura ou no funcionamento do produto. Milagre? Não, serverless!! Não ter que se preocupar com o crescimento no volume de dados parece ser o sonho de qualquer desenvolvedor que já foi encarregado por manter um serviço no ar. Que tal desmistificar um pouquinho essa buzzword que vem aparecendo cada vez mais nos papos sobre tecnologia e entender um pouco mais sobre o "milagre" serverless?

15:10 às 16:00 Electron - Do web ao desktop em poucos comandos
Julio Alexander Sieg

Imagine que você está desenvolvendo um sistema incrível utilizando avançadas tecnologias web. Imaginou? Agora, imagine que você pode oferecer esse mesmo software em versão web e em versão desktop, sem grandes ajustes, e com a mesma experiência que um software convencional oferece. É isso que o Electron faz pra você, e vou mostrar o quão fácil essa solução pode ser oferecida aos seus clientes.

Desenvolvendo Ferramentas de Linha de Comando em Node.js
Henrique Schreiner

Ferramentas de linhas de comando (também conhecidas com CLIs) são diariamente usadas por desenvolvedores para automatizar e executar tarefas no terminal e otimizar a produtividade. Nesta palestra vamos aprender como podemos criar a nossa própria CLI usando Node.js.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Web Scraping com Puppeteer: Consuma sites "client side" de forma simples
André Lins

O objetivo dessa apresentação é falar sobre o Puppetter que é uma biblioteca Node.JS que oferece uma API de alto nível para controlar o Chrome ou o Chromium através do protocolo DevTools. Com ele podemos realizar Scraping de forma simples em sites que possuem o carregamento dos dados de forma dinâmica, realizar testes automáticos ou até mesmo automatizar tarefas. Nessa apresentação iremos focar no contexto de scraping trazendo exemplos de como consumir sites "client side".

Node.js e DDD: será que é algo possível?
Cleber Campomori

Nos últimos anos, um estilo arquitetural que dá força aos domínios de negócio e implementa conceitos como o de linguagem ubíqua está se tornando cada vez mais popular... Estamos falando sobre o famoso DDD: Domain Driven Design. Mas será que é possível implementarmos um arquitetura baseada no DDD com JavaScript e Node.js? E como fica a escalabilidade do código em um cenário onde o código deve refletir essencialmente os aspectos de negócio? Como os frameworks e bibliotecas Node.js têm se movimentado nesse sentido?

17:40 às 18:30 Design de APIs com GraphQL para flexibilidade e eficiência
Guilherme de Cleva Farto / Tamires Alves da Silva

Apesar da crescente adoção de REST, novas oportunidades e desafios demandam por APIs cada vez mais flexíveis, robustas e dinâmicas. Dentre as que se destacam, GraphQL (criada pelo Facebook) apresenta-se como alternativa aos modelos existentes para exposição e consumo de serviços Web.

Serão apresentados e discutidos conceitos, padrões e boas práticas da especificação GraphQL, além de demonstrar, na prática, seus principais recursos como estratégia de design de APIs.

Os participantes terão uma visão conceitual e prática, por meio de exemplos reais, de como GraphQL pode ser sua próxima escolha na estratégia de design de APIs.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Entusiastas da plataforma, empresários, desenvolvedores front-end, desenvolvedores back-end, estudantes de cursos relacionados à tecnologia


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Node.JS

André Lins
André Lins
Softplan
Cainã da Rosa Murtinho
Cainã da Rosa Murtinho
Isobar IWS Brazil
Cleber Campomori
Cleber Campomori
MovilePay | TreinaWeb
Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
Concrete Solutions
Saulo Santiago
Saulo Santiago
Concrete Solutions

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira