TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha .Net .NET, revolucionando o Open Source

.NET é um Framework que proporciona um modelo de programação consistente e produtivo para desenvolver aplicações visualmente fantásticas sem abrir mão da usabilidade, segurança e produtividade da pessoa desenvolvedora.

Nesta trilha vamos falar sobre novidades da plataforma, sua abertura ao mundo Open Source, recursos e ferramentas disponíveis para aplicaçãoes do Desktop ao Cloud.


Tópicos:

.NET, .NET Core, API, Arquitetura e Open Source.


Pré-requisitos:

Conhecer C# e ao menos já ter trabalhado com .NET, mesmo que as versões anteriores do FullFramework ou Core.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 ML .NET - Machine Learning com .NET CORE
Thaissa Bueno Sanches / Angelo Belchior

.NET CORE um importante Framework do ecossistema .NET, , com a grande vantagem de ser multiplataforma e rápido, não esperávamos mas aconteceu, agora podemos também trabalhar com machine learning nele e com c#, graças a ML .NET uma nova biblioteca oficial para .NET CORE

11:10 às 12:00 Estratégias de consulta com GraphQL e Asp.Net Core
Maxwell Pinto

Atualmente um dos maiores desafios ao construir uma solução é encontrar a melhor maneira de inserir e consumir informações. O Objetivo é apresentar o GraphQL como mais uma alternativa para esse cenário. Utilizando o .Net Core como servidor, nossa ideia é introduzir os conhecimentos iniciais para consumir e disponibilizar APIs GraphQL utilizando o Framework de desenvolvimento .Net Core. O Graph Query Languague tem se mostrado bastante eficiente devido a flexibilidade de consumo das informações expostas em APIs. Uma mudança de paradigma que evita tanto overfitting (excesso de dados) como o underfitting (falta de dados). Nessa palestra iremos te ajudar com os primeiros passos.

12:10 às 13:00 .NET Core 3.0 e ASP.NET Core 3.0: principais novidades
Renato Groffe
O .NET Core e o ASP.NET Core mudaram completamente a forma como Desenvolvedores .NET implementam soluções, caminhando agora para a sua versão 3.0 e passando sempre por uma grande evolução a cada novo release. Acompanhe esta apresentação para saber mais sobre destaques atuais do .NET Core 3.0 e do ASP.NET Core 3.0, bem como de que forma estas novidades podem ser úteis na construção de aplicações modernas.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 CQRS com Azure Functions, FunctionMonkey e CosmosDB
Alexandre Santos Costa

Desenvolver aplicações serverless com Azure Functions é simples mas conforme a aplicação cresce entender as entradas e saídas pode se tornar desafiador. O FunctionMonkey vem com a proposta de facilitar isto utilizando o padrão CQRS e uma abordagem de configuração fluída. De quebra o uso do CosmosDB torna a aplicação ainda mais escalável dando um tempero a mais. Nesta palestra vou demonstrar como usar todos estes ingrdientes em uma receita Master Chef

15:10 às 16:00 .NET funcional com F#
Cleber Campomori

O que é, afinal de contas, o tal do paradigma funcional que todo mundo vem falando ultimamente? Nesta palestra, vamos discutir algumas características interessantes e o porquê de as linguagens funcionais estarem ganhando tanto mercado ultimamente. Toda essa análise será baseada no "braço" funcional do .NET: o F#, uma linguagem construída para ser majoritariamente funcional e que vem ganhando cada vez mais popularidade.

MAYBE MONAD C#
Tania Raquel Stormovski de Andrade
Maybe Monad representa um valor que pode existir ou não, fornecendo uma maneira elegante de trabalhar com esse retorno. Incorpora a estratégia de combinar uma cadeia de cálculos que podem retornar nada, terminando a cadeia mais cedo se alguma etapa não produzir valor de saída. É útil quando um cálculo envolve uma sequência de etapas encadeadas e interdependentes na qual algumas etapas podem falhar ao retornar um valor.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Construindo APIs GraphQl com ASP.NET Core
Felipe Marcolin

O GraphQL vem sendo cada vez mais adotado por grandes empresas, vem se mostrando uma forma estável, prática e poderosa para a construção de APIs. Permitindo total flexibilidade e requisições mais leves para o cliente. Esta palestra irá demonstrar os principais conceitos do GraphQL na prática.

A Magica dos Actions - Colocando sua aplicação asp.net Core em Produção com o Github
Julio Arruda
Já pensou em como automatizar a implantação de suas aplicações .Net utilizando o Github? Que tal fazer isso utilizando o proprio Github, sem ferramentas de terceiros? Vamos conhecer o Github Actions, e colocar nossa aplicação em Produção "Automagicamente"
17:40 às 18:30 Asp.net core & IIS - Escalabilidade com Requisicoes Assincronas
Bruno Brito
Do clique do mouse até o banco de dados. Você sabe o que acontece? Vamos ver nessa palestra o que acontece no IIS, como a requisição chega na tua aplicação. Entender IO Threads e Worker Threads para escalar sua aplicação ASP.NET Core com requisições assíncronas.
IO/bound - There is no thread
Thiago Borba

É comum escutar e ler que devemos preferir chamadas assíncronas quando disponível. Mas porque isso? Tenho visto implementações que levam essa premissa ao pé da letra a ponto de usar Task.Run para transformar todas as controllers de uma API em assíncrona. Nessa talk vamos falar sobre conceitos de IO bound, conhecer o que acontece por baixo do capô do .NET quando fazemos chamadas assíncronas (there is no thread) e entender quando usar (IO Bound) e quando não usar (CPU Bound). Vamos simular um ambiente de produção e como o uso correto de IO Bound pode reduzir o número de servidores de 10 para apenas 1, atendendo um número maior de requisições :)

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores .NET que desejam saber as novidades da plataforma, principalmente relacionadas ao .NET Core 3.0 e Open Source.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha .Net

Alexandre Santos Costa
Alexandre Santos Costa
ArcTouch Mobile & Connected Experiences
Cleber Campomori
Cleber Campomori
MovilePay | TreinaWeb
Felipe Marcolin
Felipe Marcolin
Promob Software Solutions
Maxwell Pinto
Maxwell Pinto
Caixa Seguradora
Renato Groffe
Renato Groffe
Canal .NET
Thiago Borba
Thiago Borba
CWI Software

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online