TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Cloud Computing Todos os caminhos e arquiteturas, levam você a nuvem.

Computação em Nuvem não é mais novidade, é realidade, sua adoção tem crescido a cada dia e abordagens como nuvem híbrida e multi cloud se tornaram mais comuns nas empresas. Hoje os desafios residem em como poder utilizar todo esse poder disponível para alavancar sua equipe, seu processo de desenvolvimento, entrega de software e seu negócio. Na trilha de Cloud Computing teremos diversas palestras e discussões sobre como a agilidade, escalabilidade, resiliência e produtividade da nuvem podem ser implementadas no ambiente em que você trabalha ou em que gostaria de trabalhar.

Teremos diversos conteúdos sobre projetos nativos da nuvem que se encaixam em qualquer infraestrutura, seja em um provedor de nuvem público ou um ambiente local totalmente privado.


Tópicos:

-Tecnologias emergentes

-Casos de uso

-Arquitetura de computação em nuvem

-Cloud on premise


Pré-requisitos:

Bastante vontade de aprender, conhecer novas tecnologias e interesse em networking.


Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como planejar a adoção da computação em nuvem na sua empresa
Lourenço Barrera Taborda

Nesta apresentação, você verá uma abordagem de execução com critérios práticos para a migração da infraestrutura e das aplicações corporativas executadas em ambiente local (on-premises) para a nuvem pública (cloud computing). Esta abordagem é aplicável em organizações de qualquer tamanho. A computação em nuvem será brevemente contextualizada nas suas camadas de operação. Os critérios de migração serão expostos com base na criticidade de negócio e, consequentemente, na alta disponibilidade e complexidade exigidas da infraestrutura para suportar o negócio. Também será proposta uma linha do tempo de migração que pauta a estratégia da organização para a transformação digital dos negócios.

Acelerando o Cloud em Hardware
João Dullius

Soluções de ponta precisam de hardware de ponta. Com a Lei de Moore tendo ficado para trás faz alguns anos, simplesmente aumentar a quantidade de processadores em um node pode não ser suficiente para se ter um desempenho excelente, especialmente em soluções de baixa latência. Hoje em dia já existem inúmeras soluções de aplicações, stacks e frameworks acelerados em FPGAs. Isso faz com que se possa levar para aplicações de núvem o paralelismo e baixa latência de hardwares de alta performance.

11:10 às 12:00 Infraestrutura como Voz e SERVERLESS!!!
Luiz Paulo Rocha Yanai

Nesta palestra vamos apresentar um pequeno exemplo da capacidade de criar soluções inteligentes usando Alexa, com pouco esforço em uma arquitetura serverless, mas com um grande apelo ao usuário. A nuvem permite inovação através da integração de diferentes tecnologias de storage, redes, aplicação e porque não voz! Já imaginou como seria fácil utilizar a voz para controlar sua infraestrutura, criar servidores, iniciar ou pará-los ? Vamos abordar a arquitetura e tecnologias que suportam este cenário e também ver um pouco de código porque ninguém é de ferro!

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Kubernetes, Istio e Knative: A nova cloud stack
Luram Archanjo

Ao longo dos anos, os estilos arquiteturais vem se evoluindo com o Microservice, Service Mesh e Serverless. Não seria bacana termos todas elas trabalhando em conjunto para agregar valor ao nosso negócio?

Pois bem, apresento-o a nova cloud stack: Kubernetes, Istio e Knative que são totalmente Open Source.

Contudo, nesta palestra irei apresentar o mais novo integrante do time, o Knative! Que traz a Arquitetura Serverless em nossa stack, usufruindo do Istio e Kubernetes para prover tais características que irei demonstrar ao decorrer da palestra, tais como: roteamento de funções versionadas, scale to zero etc.

Explorando o Funcionamento da Kubernetes Network
Bruno S. Brasil

A palestra visa desmistificar como funciona a rede dentro do Kubernetes. Partiremos da analogia do simples funcionamento de um ambiente de desenvolvimento local, em um notebook com docker, para um ambiente orquestrado pelo k8s, 3 nodes e 1 master sob alguns PODs. Tal abordagem vai permitir a construção um entendimento fácil de como funciona a rede em que as aplicações são implementadas.

14:10 às 15:00 Ansible e Azure
Lucas Chies

Como orquestrar e automatizar suas tarefas em nuvem utilizando o Ansible. Vamos conhecer como conectá-lo ao Azure e criar playbooks para automação de tarefas mais simples do dia-a-dia de cloud.

Monitoramento de SEO com Cloud Functions
Vinicius Vieira Gomes

Search Engine Optimization é um fator bastante financeiramente sensível em portais de grande volume. Nessa palestra, compartilhamos nossa experiência no desenvolvimento de um sistema serverless de monitoramento e testes para SEO em um ecommerce multi-nacional. Vamos demonstrar como pequenas mudanças causam grandes impactos e como cloud computing foi um fator chave para o sucesso.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 A definir
16:40 às 17:30 3 principais motivos pelos quais você precisa ter um backup do seu ambiente
Bruna Grellt
Se hoje você sofre uma indisponibilidade na sua operação, causada pela sua infraestrutura de TI, qual a previsão de retomada da sua operação? Nesta palestra vou apontar os 2 principais motivos pelo qual você precisa ter uma cópia de segurança dos seus dados, as ferramentas de mercado que podem te ajudar nesta estratégia e algumas dicas.
De MVP a três milhões de interações diárias: ao infinito e além com serverless
Pedro Henrique Lacerda de Carvalho

Há um ano começamos com a proposta de um MVP. Mantendo praticamente a mesma codebase, agora recebemos cerca de três milhões de interações diárias na nossa aplicação, sem mudanças significativas na arquitetura ou no funcionamento do produto. Milagre? Não, serverless!! Não ter que se preocupar com o crescimento no volume de dados parece ser o sonho de qualquer desenvolvedor que já foi encarregado por manter um serviço no ar. Que tal desmistificar um pouquinho essa buzzword que vem aparecendo cada vez mais nos papos sobre tecnologia e entender um pouco mais sobre o "milagre" serverless?

17:40 às 18:30 A definir
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Engenheiros, Analistas, Arquitetos, Devs e afins.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Cloud Computing

Bruna Grellt
Bruna Grellt
Adentro Cloud Solutions
Bruno S. Brasil
Bruno S. Brasil
Getup Cloud
João Dullius
João Dullius
BP&M Representações
Lucas Chies
Lucas Chies
CloudC Consultoria
Luiz Paulo Rocha Yanai
Luiz Paulo Rocha Yanai
Amazon Web Services

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira