TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microservices Os desafios da arquitetura de Microservices posto em prática.

Microservices vem se consolidando e é atualmente um dos tópicos mais comentados quando se fala de conteinerização a métricas, APIs a serviços, escalabilidade a load balance, logs a observabilidade. Mas não é algo mais tão atual e nada melhor do que com as experiências aprendermos o que deu certo, o que é preciso melhorar e o que é veemente aconselhável não fazer. Vamos mergulhar nesse mundo aprendendo com experiências passadas e tendências que estão por vir.


Tópicos:

Casos de usos (aplicações de sucesso e falha utilizando a arquitetura Microservices) e tendências.


Pré-requisitos:

Que já tenha um mínimo de conhecimento sobre API, comunicação via Rest/gRPC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Microsserviços como uma arquitetura evolutiva: Lições aprendidas
Luram Archanjo / Claudio Eduardo de Oliveira

Ao longo dos anos a arquitetura de microsserviços vem sendo amplamente adotada, por prover inúmeras vantagens como: heterogeneidade tecnológica, escalabilidade, desacoplamento etc.

Nesse sentido a arquitetura de microsserviços atendem as definições de uma arquitetura evolutiva, ou seja, uma arquitetura projetada para mudanças incrementais até mesmo mudanças de linguagens.

Nesta palestra, iremos discorrer quais foram as decisões para adotar frameworks e técnicas como: Spring, Vert.x, gRPC, Event-driven Architecture numa arquitetura para uma solução de meio de pagamento no qual throughput e response time é crucial para a sobrevivência do business.

11:10 às 12:00 Resiliência em microsserviços. Porque precisamos falar sobre transações distribuídas
Humberto Streb

Overview sobre as transformações no desenvolvimento de software e como isso afetou a maneira de criar soluções e aumentou a utilização de transações distribuídas. Descrição dos principais problemas em transações distribuídas, explicação sobre as técnicas e boas práticas para resolver ou minimizar os impactos. Como nem tudo é teoria, vai ter exemplos práticos das técnicas e relatos de experiências vividas em aplicações do sistema financeiro.

12:10 às 13:00 Case Implementação da Stack do Netflix OSS e a evolução para Istio.
Nilson Vieira / Lucas Fagundes

Case de implementação na Phi da stack Netflix OSS para orquestração de microsservices e a evolução dessa solução para Istio.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Microservices e EDA (Event Driven Architecture)
Leonardo Piedade / Luiz Paulo Rocha Yanai

Hoje vivemos em uma era de turbilhões de dados e eventos, é possível processá-los de uma forma performática e distribuída? Sim meu caro viajante, pegue sua toalha e junte-se a nós nesta palestra para chegarmos ao numero 42.

15:10 às 16:00 From Monolith to Microservices: tips to avoid you from suffering
Eizo Nishime

Se criar e manter microserviços por si só já é difícil, como fica quando adicionamos o fator que boa parte do seu negócio ainda depende de um monolito?

Fazer essa migração não é fácil, nem tudo vai sair como o esperado e existem diversas novas variáveis que surgem quando adicionamos mais serviços no ecossistema existente.

Nessa talk vou tentar mostrar caminhos que podem facilitar essa migração, algumas lições aprendidas, por onde começar e como você pode fazer isso de maneira evolutiva e gradual.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Microserviços na otimização da ingestão de anúncios em massa na OLX
Rafael Batista / Edgard Junior

O objetivo dessa palestra é mostrar como uma arquitetura de microserviço tornou possível aumentar a granularidade do dado na importação do anúncio e permitiu uma escala horizontal durante o processo de inserção/edição/deleção em massa na plataforma da OLX. Para isso, iremos mostrar como o time definiu uma arquitetura inicial mínima de microserviço para validar o novo fluxo de importação e quais foram os aprendizados/mudanças durante o processo de rollout até a substituição definitiva do sistema antigo.

Implodindo sistemas e-Gov legados: um relato sobre adoção de microservices
Yan Justino

Sistemas e-Gov são as principais interfaces de comunicação entre contribuintes e o Governo. Contudo, a alta dívida técnica, a ausência de interoperabilidade, o alto acoplamento e a complexidade de implantação de novas funcionalidades, pressionam organizações governamentais a migrarem seus sistemas legados. Essa palestra irá relatar como o time de Desenvolvimento da empresa IVIA, contratada pelo Governo do RN, proporcionou uma nova vida útil de um sistema legado e vem inovando a arrecadação de tributos pela adoção de microservices.

17:40 às 18:30 Automação de processos na nuvem com Kogito e Quarkus
Ricardo Zanini / Filippe Spolti

Nesta apresentação vamos demonstrar o uso do framework Kogito (antigo jBPM + Drools) com uma aplicação lúdica que determina se é relevante sair de casa preparado para a chuva ou não com base em um serviço externo de previsão do tempo.

A base estrutural dessa aplicação são os frameworks Kogito, Quarkus e Camel, demonstrando à audiência como utilizar essas ferramentas baseadas em Java e aplicadas em um cenário real.

A demonstração é estruturada como uma implementação em produção com interface Web e um backend baseado em microserviços rodando em um cluster Kubernetes com Operators.

Composição de APIs: Um pattern de micro-serviços
Eduardo Mathias

Você já implementou uma arquitetura de micro-serviços e aplicou o pattern de "Banco de Dados por Serviço". O resultado é que agora não é mais tão simples fazer um "join" entre os dados de micro-serviços diferentes. Nesta palestra você vai entender o pattern "API Composition" e o passo-a-passo de como construir um utilizando Spring WebFlux.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Em sua maioria Desenvolvedores, Arquitetos, DevOps, Infra e interessados em geral.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Microservices

Edgard Junior
Edgard Junior
OLX Brasil
Eizo Nishime
Eizo Nishime
QuintoAndar
Leonardo Piedade
Leonardo Piedade
Amazon Web Services
Luiz Paulo Rocha Yanai
Luiz Paulo Rocha Yanai
Amazon Web Services
Nilson Vieira
Nilson Vieira
Phi - Fintech as a Service

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira