TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM QUARTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Classificação automatizada de produtos: Uma aplicação prática de IA
Paulo Fernando Benetti Marcon / Joao Gutheil
Descubra como a líder no setor de calçados para mulheres está usando Data Science para melhorar a sua operação e ganhar agilidade. Conheça o case de aplicação de Deep Learning para a classificação de sapatos e entenda como, a partir das fotos, obtemos suas características, bem como o ferramental, a arquitetura de algoritmos utilizada e a vantagem competitiva que isso está gerando.
11:10 às 12:00 Kubernetes + Azure DevOps: do Pod ao Deployment Automatizado na nuvem
Renato Groffe / Milton Camara Gomes
A plataforma de cloud computing da Microsoft conta com o AKS (Azure Kubernetes Service), um serviço gerenciado que simplifica em muito o uso de Kubernetes e sem grandes complicações em termos de infraestrutura. E ao adotar esta opção podemos ir além, com o deployment automatizado de nossas aplicações empregando para isto o Azure DevOps. Acompanhe esta apresentação e saiba mais como a combinação AKS + Azure DevOps pode ser extremamente útil em projetos de grande criticidade.
A experiência de decompor monolitos com API Management, Kubernetes e Istio Service Mesh
Robisson Oliveira
Micro serviços é a palavra do momento, mas implementar não é fácil, manter e seguir evoluindo é mais difícil ainda. Nessa palestra quero compartilhar a experiência de entrar na jornada dos micro serviços começando a decompor uma aplicação monolítica de 10 anos. As ferramentas bases para essa transição foram Kubernetes, Istio e um API management.
12:10 às 13:00 Coletando métricas de teste de serviço
Diego Garcia / Nylce Cristiane de Jesus Duval Garcia

Métricas de Software são discutidas há muito tempo quando falamos em engenharia de software. É uma etapa crucial para o gerenciamento e crescimento de uma aplicação.

Porém, quando falamos em testes, a utilização de métricas não é verificada na maioria dos projetos.

Nossa proposta é apresentar um case usando Elasticsearch para coletar métricas de teste de serviço.

Nossa proposta é mostrar testes de serviço rodando no Jenkins e indexando os resultados do teste no Elasticsearch. Com os resultados indexados, vamos mostrar como é simples criar gráficos, dashboards e gerenciar métricas dos testes.

Minha arquitetura é orientada a eventos. E agora, como testar?
Flávio Pimenta
Em um cenário onde a arquitetura é orientada a eventos, a pirâmide de testes muda um pouco. Vou compartilhar minhas experiências arquitetando e auxiliando as equipes a pensar na codificação e nos testes que fariam sentido em cada cenário.
13:10 às 14:00 Otimizações da software Intel para IA
Jomar Silva
Vamos apresentar as principais otimizações de software da Intel para desenvolvedores de software utilizando Inteligência Artificial. Do Python ao TensorFlow, de treinamento a inferência, existem otimizações de software já implementadas e fáceis de utilizar nos principais frameworks, que podem fazer toda a diferença no desenvolvimento do seu projeto, utilizando toda a gama de hardware produzidos pela Intel (CPUs, iGPUs, VPUs e FPGAs).
Inteligência Artificial aplicada em Drones
Sergio Polimante Souto

Drones têm se tornado cada vez mais populares em aplicações como filmagem, monitoramento e mapeamento. Entretanto, os drones podem ser mais amplamente utilizados se superada as limitações da tecnologia como baixa capacidade de carga e curto tempo de voo. Podemos otimizar o uso de dos drones de diversas maneiras como: alterando a arquitetura para um drones de asa fixa, ou utilizando algoritmos inteligentes para calcular melhores trajetórias de navegação. Nessa palestra, veremos as diferenças de drones de asa fixa e asa rotativa e também uma maneira de utilizar um Algoritmo Genético para criar trajetórias mais eficientes para drones de asa fixa a fim de expandir sua autonomia. Voe nessa!

14:10 às 15:00 CQRS com Azure Functions, FunctionMonkey e CosmosDB
Alexandre Santos Costa

Desenvolver aplicações serverless com Azure Functions é simples mas conforme a aplicação cresce entender as entradas e saídas pode se tornar desafiador. O FunctionMonkey vem com a proposta de facilitar isto utilizando o padrão CQRS e uma abordagem de configuração fluída. De quebra o uso do CosmosDB torna a aplicação ainda mais escalável dando um tempero a mais. Nesta palestra vou demonstrar como usar todos estes ingrdientes em uma receita Master Chef

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Flight Level 2 e 3: como alavancar resultados através da visibilidade estratégica e coordenação
Andressa Chiara / Rodrigo Otero

Ter squads multidisciplinares, usar Kanban, aplicar o modelo Spotify? E quando você faz tudo isso, e ainda assim não vê resultados para o negócio? No início de 2019 resolvemos atacar este problema com uma combinação de técnicas e ferramentas, em especial o Flight Levels Kanban. O CTO da Veloe mostra como conseguimos gerar redução drástica do leadtime, visibilidade para a organização, colaboração entre times, alavancagem nas métricas de resultado para o negócio, crescimento vertiginoso na base de clientes e muito mais!

16:40 às 17:30 Bringing the money back
João Azevedo

Digamos que um projeto de desenvolvimento dentro da empresa tem o seu orçamento aprovado, com seu início, seus ajustes ao longo da execução até a entrega. E então vem o outro projeto, e assim segue. Mas qual o retorno que o desenvolvimento da equipe esta gerando para o negócio? Os objetivos que foram pensados e planejados lá na etapa inicial foram atingidos, e continuam sendo atingidos? Em muitas empresas, a definição de metas e objetivos é feita com um nível de detalhamento apurado no início, porém depois de entregue, não existe processo de acompanhamento dos resultados, muito menos de comunicação para os sponsors. Esse retorno de informação de resultados é crítico para a equipe e empresa.

Não dá mais... precisamos falar sobre Product & Market Fit.
MARCELO CAMPOS DA FONSECA

Seu produto possui proposta de valor? Qual propósito atende: o seu, ou o do cliente? O desenvolvimento de produtos digitais deve considerar o contexto dos modelos de negócio, suas diferenças e o conceito envolvido desde o seu lançamento até a perpetuidade. E como se faz isso? Resolvendo o problema dos clientes! Não é à toa que 42% das startups falha ao criar produtos que não atendem às necessidades do mercado. De maneira simples, o uso de algumas ferramentas como a Matriz CSD, o Empathy map, Value proposition canvas e o Product vision board pode livrar você dessas ciladas, acertando o fit entre o seu produto, o cliente e o mercado. Quem vai dizer se o seu produto é bom é mercado, e não você.

17:40 às 18:30 The quest to the language Graal: one JVM to rule them all
Elder Moraes

É, Frodo... não é fácil ter que trabalhar em projetos com múltiplas linguagens que não se integram nativamente. É como uma jornada rumo a Mordor: cheia de perigos, ciladas e batalhas épicas contra hordas de Bugs (pode chamar também de Orcs). Nessas horas, todo programador gostaria de ter amigo igual ao Sam. Alguém que lhe desse interoperabilidade entre Elfos, Anões, Java, Python, Scala, Node.js... e que ainda permitisse você criar uma nova linguagem! Esse amigo existe. E não é o Sam. O Sméagol o chamaria de Precioso, mas seu nome é Graal VM. E nessa sessão mostraremos como ele vai revolucionar a forma como você pensa e constrói software.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha STADIUM QUARTA

Alexandre Santos Costa
Alexandre Santos Costa
ArcTouch Mobile & Connected Experiences
Diego Garcia
Diego Garcia
ThoughtWorks
Milton Camara Gomes
Milton Camara Gomes
SGRentals - Aluguel de Carros
Nylce Cristiane de Jesus Duval Garcia
Nylce Cristiane de Jesus Duval Garcia
NT Consult Tecnologia e Consultoria
Renato Groffe
Renato Groffe
Canal .NET
Robisson Oliveira
Robisson Oliveira
Incoders Tecnologia
Sergio Polimante Souto
Sergio Polimante Souto
UFABC - Universidade Federal do ABC

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online