TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha iOS Desenvolvimento para plataformas Apple

Nesta trilha abordamos as tendências no universo de desenvolvimento Apple, abordando assuntos altamente relevantes para desenvolvimento de aplicações para iOS, macOS ou qualquer outra plataforma Apple.


Tópicos:

Swift 5.0, Arquiteturas, Design Patterns, Animações de UI, ARKit, Machine Learning, TDD, Live Coding, SwiftUI, Combine, SpriteKit, etc.


Contaremos com intérpretes de libras na trilha iOS, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Contratos fortes com programação funcional
Rafael Machado / Henrique Morbin
O paradigma funcional, infelizmente, está repleto de buzz-words que complicam a vida de quem quer aprendê-lo. Sem falar nos inúmeros tutoriais que ficam apenas nos princípios e não se preocupam em trazê-los para o dia-a-dia do desenvolvedor.
Intro to SwiftUI
Homero Junior Oliveira
A proposta desta talk é mostrar como criar um app do zero ou telas novas para seu app usando SwiftUI e também como integrar componentes existentes do UIKit, demostrando vantagens, desvantagens e limitações.
11:10 às 12:00 True Clean Swift
Paulo Henrique Santos
Na busca por escrever códigos melhores acabamos por procurar alguma arquitetura robusta para nossa aplicação e acabamos chegando a algumas arquiteturas como MVVMC, VIPER, VIP que se dizem Clean, porém muitas vezes acabamos somente seguindo padrões e não buscando o que deu origem a esses padrões ou o que significa ser Clean. Nessa apresentação iremos buscar entender o que realmente é uma "Arquitetura Limpa", entender os conceitos que nos levam a uma arquitetura Clean e demonstrar como podemos aplicar isso em Swift, nos tornando capazes de ter uma arquitetura limpa independente dos padrões existentes no mercado.
12:10 às 13:00 3 passos para apps mais seguros
Marcus Kuquert
A cada nova versão do iOS sendo mais segura que a anterior, ainda existem alguns cuidados que devemos considerar quando estamos desenvolvendo. Abordaremos práticas de como proteger informações do usuário e da aplicação. Com exemplos práticos de ataques você terá a oportunidade de avaliar o em que estado a segura está sua aplicação se encontra e poderá mitigar ataques.
Trabalhando com machine learning no iOS
Wagner Assis / Homero Junior Oliveira

Nessa palestra, iremos demonstrar a utilização do create ML, uma ferramenta da Machine Learning da Apple. Iremos fazer essa demonstração criando um modelo para classificação de imagens e mostrando como fazer a integração desse modelo com o iPhone.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Comunicação entre UX e Desenvolvimento, lições que tivemos desenvolvendo aplicações para uma empresa em crescimento
Luisa Salvatori Scaletsky
Quando vivemos em uma empresa em crescimento, com contratações desenfreadas e novos sistemas sendo criados a todo momento, manter a consistência nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos erros são vistos em produção e as correções desses problemas acabam sendo despriorizadas. Nesse contexto, a palestra propõe mostrar um pouco das vivências que tivemos no Sicredi, uma cooperativa de crédito de 117 anos, e como estamos transformando a comunicação para diminuir retrabalhos, transformando os times de desenvolvimento e design em aliados.
Swift Packages no Xcode 11: Adeus Cocoapods ?
Marlon Burnett

Um gerenciador de pacotes em Swift, integrado nativamente ao Xcode e disponível pra todas as plataformas apple, e sem usar ruby. Parece bom demais pra ser verdade?

Vamos entender como funciona a criação e consumo de pacotes, e diferenciais nessa nova ferramenta que promete conquistar seu lugar ao sol e nos corações dos desenvolvedores iOS dentro dos próximos anos.

Getting started with Combine
Laura Corssac
Essa apresentação tem como objetivo introduzir o novo framework combine a todo mundo que tem curiosidade de conhecer mais sobre o assunto. Será mostrado exemplos e comparações com outros frameworks reativos, como RxSwift e espero que desperte ainda mais a curiosidade de todos e entendam quais suas vantagens e desvantagens.
15:10 às 16:00 SOLID + iOS = Deu match?
Leonardo Piovezan
Nessa talk vamos conversar sobre o que são os princípios SOLID e como utilizamos eles aqui no James Delivery, além do conceito, no desenvolvimento iOS, com o objetivo de construir um super app.
Modularizar o seu aplicativo, por que e como
Henrique Manfroi Silveira
Quero mostrar as principais vantagens e desvantagens de modularizar um aplicativo, uma tendência como os microsserviços e micro frontend. Qual gerenciador de dependência utilizar pra te ajudar. Mostrar como criar uma biblioteca e como utilizar em um projeto, ou mais de um. O que deve ser feito pra rodar no simulador ou device, cuidados e boas práticas que aprendi utilizando no dia a dia.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 BDD, da funcionalidade ao teste unitário
Henrique Valcanaia
Como desenvolvedores, é nossa responsabilidade entregarmos uma aplicação tecnicamente aceitável para resolução dos problemas os quais essa aplicação se propõe a resolver. Quais são os problemas que a aplicação se propõe a resolver? Quais os critérios de aceitação para a solução desses problemas? Como podemos garantir que estes critérios serão satisfeitos? Nesta talk apresentaremos o Behavior-driven development(BDD) como ferramenta para otimizar o processo de desenvolvimento, melhorando o entendimento da aplicação a partir da criação de especificações do ponto de vista do usuário que irão colaborar na criação de testes de integração e unitários dos componentes que formarão nossa solução
17:40 às 18:30 Você lembra o que CI significa?
Rodrigo Cardoso Buske

Garantir que o aplicativo "Builda no CI" é ótimo para evitar grandes problemas ao trabalhar em equipe, afinal, sabemos que "Funciona na minha máquina" não significa muita coisa. Mas muitas vezes as pessoas param nesse ponto e acham que estão fazendo CI, esquecendo a parte Contínua dessa integração.

Essa palestra pretende lembrar qual é o principal ponto de fazer CI, porque ele é importante, e técnicas para fazer isso sem ter (muitas) dores de cabeça com a AppStore.

Quem botou Swift na minha UI?
Txai Wieser
SwiftUI revolucionará o jeito como construímos interfaces para plataformas Apple. Mas o que fazer quando o app foge dos padrões oferecidos e queremos construir algo além de listas e navegações? SwiftUI além do básico: Como dominar o novo paradigma de layout e conhecer as ferramentas disponíveis para implementar views complexas, customizadas e dinâmicas. Agenda: SwiftUI introdution; Layout avançado em SwiftUI: GeometryReader, Environments and Preferences. Bonus: GeometryEffects
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores iOS, com qualquer nível de experiência. Teremos tópicos avançados mas também estaremos ligados nos desenvolvedores que estão iniciando com tecnologias da Apple.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha iOS

Henrique Manfroi Silveira
Henrique Manfroi Silveira
SoftDesgin (Sicredi)
Leonardo Piovezan
Leonardo Piovezan
James Delivery

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online