TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Python Simple is better than complex.

Hoje é possível encontrar o Python em qualquer lugar. Desde uma simples servidor web até em sistemas complexos para análise e processamento de dados.

Nesta trilha buscamos trazer o que anda acontecendo dentro do ecossistema Python, para que você fique por dentro das novidades, e do arroz com feijão que toda linguagem possui.

Venha conhecer e crescer com o Python!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Lapidando diamantes na Internet
Marlon Baptista de Quadros

Hoje a informação é um dos recursos mais valiosos da nossa era, sendo tão valiosos quanto diamantes. Porém alguns dados se encontram no seu estado bruto, blocos de dados sem estruturas, planilhas de excel, pdfs, páginas da web. Vamos descobrir técnicas e recursos em Python para extrair e tirar o melhor proveito de dados e informações valiosas da internet, além de automatizar processos que podem facilitar o nosso dia a dia.

O que são e como se livrar dos anti-patterns em código Python
Caio Carrara
Nessa apresentação serão apresentados diversos casos de anti-patterns ao se programar em Python e quais são as maneiras corretas de solucioná-los. A palestra é fortemente baseada no livro "The Little Book of Python Anti-Patterns", mas não se limita somente à essa publicação.
11:10 às 12:00 PyLadies & PyData: Fortalecendo a Comunidade Python
Giovana de Lucca / Luiz Bentes
Com a difusão da linguagem Python nos últimos anos, o surgimento de diversas comunidades relacionadas à ela foi um processo natural, a começar pela Python Software Foundation. Posteriormente, também emergiram comunidades Python com interesses mais específicos, tais como PyLadies e PyData. Nesta perspectiva, a proposta da palestra é influenciar a formação de comunidades Python pelo Brasil, compartilhando experiências de criação, preservação e operação de duas comunidades extremamente ativas no país. Ademais, enfatizar a importância da criação de comunidades locais para compartilhar conhecimento e disseminar a linguagem Python.
Servidor Rest para reconhecimento facial
Paulo Henrique Santos
Com nenhum conhecimento em Python eu decidi que iria construir um servidor que disponibiliza-se uma API para que eu pudesse fazer o reconhecimento de alguém com apenas uma foto. O objetivo era possibilitar a localização de desaparecidos através da correlação com moradores de ruas registrados em albergues. Venha descobrir como é simples fazer uma tarefa que parece ser tão complexa.
12:10 às 13:00 Microservices em Python! A batalha entre Flask, Django Rest Framework e Nameko
Flávio Pimenta
Ao arquitetar um ecossistema de microservices em python, foi necessária uma POC (prova de conceito) entre frameworks consolidados (como Flask e Django Rest Framework) contra tecnologias mais novas como o Nameko. Quem vence esta batalha? Venha nesta talk e confira!!
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Assíncrono com Celery!
Lays Rodrigues

Já teve alguma vez em que você estava desenvolvendo algo e ficou na dúvida em como rodar certas rotinas de formas assícronas sem parar seu fluxo principal? Sim?! Então essa palestra é para você. Vou apresentar para você o que é o Celery e em como usei essa ferramenta para automatizar algumas rotinas para uma API que integra com o Trello e o Gitlab.

Do código à produção em projetos Python usando GitLab.
Isaac Felisberto de Souza

Python tem se destacado por ser uma linguagem simples e de fácil aprendizado, nada mais justo que acompanhando essa facilidade tenhamos ferramentas que tornem possível ir da implementação do código até deploy em produção de maneira simples aplicando no processo questões como: integração contínua, testes automatizados, qualidade de código, documentação, deploy automatizado, dentre outros. Venha ver nesta apresentação como fazer isso com o uso do GitLab que facilita e centraliza o uso de outras ferramentas conhecidas no mundo python como: pytest, flake8, pycodestyle além de Docker e Heroku.

15:10 às 16:00 High audience Python
Guilherme Vierno
Nesta talk irei explorar algumas técnicas e ferramentas que podemos empregar para atingir o famigerado throughput de milhares de requisições por segundo usando Python para a web. Mostrarei alguns dos padrões usados na globo.com para atingir grandes números, como os principais frameworks que existem em Python são usados e quais o principais pitfalls que podemos cair.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Python com qualidade - testes funcionais com Python e Selenium Webdriver
Robson Agapito
Qualidade hoje é necessário para qualquer projeto, e regressão de testes de sistemas é essencial para que consigamos garantir a qualidade End-To-End de nossos sistemas. Uma das técnicas para se garantir a qualidade é a regressão dos testes, e uma ferramenta que nos ajuda muito nesta situação é o Selenium Webdriver, foco desta palestra. Durante esta palestra falarei um pouco sobre testes de sistemas e como podemos utilizar automação de testes unindo Python com Selenium Webdriver e garantindo a regressão dos testes funcionais para UI.
Modelando a Satisfação de Clientes com Python: semopy
Leonardo Nardi Hüffner
Semopy é uma das primeiras implemetnações em Python de SEM (Structural Equation Modeling) e foi desenvolvida para competir com a biblioteca lavaan, do R, que era até o momento a única biblioteca open-source disponível no mercado para aplicação de SEM. Neste estudo, a semopy foi utilizada para modelar a satisfação de alunos do ensino superior com a instituição em que estudam. Os dados foram coletados através de pesquisas de satisfação, que abordam diversos atributos relacionados à satisfação geral, como: infraestrutura, comunicação, serviços e empregabilidade.
17:40 às 18:30 Web assíncrona com aiohttp
Flavio Pontes

Use o aiohttp para servir APIs http e websocket com toda a velocidade do asyncio.

Python e Visual Testing com Needle
Robson Agapito
Em muitos projetos apenas os testes funcionais não são suficientes, fazendo com que o design da tela tenha que ser garantido em um teste de regressão. Para que isso se torne mais eficaz utilizamos o Visual Testing para nos ajudar. Vamos utilizar o Needle para testar o seu CSS do projeto. Durante a palestra falarei da importância dos testes para garantir a regressão do CSS da sua página, e quando devemos utilizar este tipo de testes para nossa regressão.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 30 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Entusiastas, Pythonistas.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Python

Caio Carrara
Caio Carrara
Loadsmart
Flavio Pontes
Flavio Pontes
Knowledge21
Giovana de Lucca
Giovana de Lucca
CESAR Manaus
Luiz Bentes
Luiz Bentes
CESAR Manaus
Robson Agapito
Robson Agapito
GFT Brazil

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online