TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM SEXTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Microsserviços como uma arquitetura evolutiva: Lições aprendidas
Luram Archanjo / Claudio Eduardo de Oliveira

Ao longo dos anos a arquitetura de microsserviços vem sendo amplamente adotada, por prover inúmeras vantagens como: heterogeneidade tecnológica, escalabilidade, desacoplamento etc.

Nesse sentido a arquitetura de microsserviços atendem as definições de uma arquitetura evolutiva, ou seja, uma arquitetura projetada para mudanças incrementais até mesmo mudanças de linguagens.

Nesta palestra, iremos discorrer quais foram as decisões para adotar frameworks e técnicas como: Spring, Vert.x, gRPC, Event-driven Architecture numa arquitetura para uma solução de meio de pagamento no qual throughput e response time é crucial para a sobrevivência do business.

11:10 às 12:00 Alcançando o Business Agility através de zonas de segurança no processo de transformação.
Samuel Crescêncio

Nessa talk vamos explorar os diversos aspectos que precisam ser alinhados durante um processo de transformação organizacional em busca do real business agility. Vamos dissecar os aspectos estratégicos táticos e operacionais de uma empresa e entender como elevar o business agility através da criação de zonas de segurança, envolvendo não só essas áreas mas também engenharia de software. Vamos explorar clusters culturais comuns em organizações modernas e entender como potencializar determinadas características para elevar a entrega de resultados. Também vamos explorar características de modelos de transformação mais estruturados que ajudam a organização a elevar-se a um padrão.

12:10 às 13:00 Desempate de cluster usando AWS sa-east-1
Everton Martins

Nesta palestra trataremos de um problema comum com clusters de banco de dados em CloudComputing. Em caso de indisponibilidade de uma zona precisamos garantir que o cluster tenha 50% +1 votos, evitando o que chamamos de ?Split-brain?. Então, como desempatar o cluster, se temos apenas duas zonas na AWS sa-east-1? Nesta palestra será apresentado uma arquitetura de mongodb com alta disponibilidade, performance, e baixo custo, implementados por nós do Agibank. O material apresentado e scripts de montagem do cluster, serão disponibilizados no repositório do apresentador (github), de forma que todos que assistirem a esta palestra serão capazes de implementar facilmente esta solução em suas empresa

SQL em múltiplos formatos no HDFS com uma unica ferramenta, Apache Drill
Jonatas Vargas

Nesta talk vou apresentar uma ferramenta fantástica capaz de fazer SQL em cima de múltiplos data sources como JSON, Parquet, CSV, Kafka e HBase, projeto open-source chamado Apache Drill, utilizando sistemas distribuídos ele é capaz de resolver consultas de forma instantânea com comandos triviais em SQL.

13:10 às 14:00 O que aprendemos, acertamos e erramos após um ano de trabalhando como Agile Coaches?
Vladson Fontes da Silva Freire / Fabiano Freire

Nessa palestra vamos contar de forma verdadeira os aprendizados, erros e acertos que tivemos em um ano de trabalho juntos como agile coaches. A ideia é ajudar o público a entender como a existência de um objetivo comum e claro nem sempre é alcançado em função de algumas questões comportamentais, de time e organizacionais.

14:10 às 15:00 Jobs To Be Done para gestão de produtos
Daniel Salengue

Já ouviu falar em Jobs To Be Done? Essa teoria vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas e startups. Jobs To Be Done se propõe a explicar as causas que levam uma pessoa a comprar determinado produto ou serviço. Você já pensou tudo o que poderia fazer se soubesse por que seus clientes e usuários optam por determinada solução em vez de outras? A idéia dessa apresentação é mostrar os fundamentos teóricos e lhe deixar apto descobrir a motivação dos clientes para que você possa criar ou melhorar produtos.

Hipóteses: O que são, como vivem, o que fazem
Priscila Ribeiro Chagas

Ouve falar de hipóteses mas não sabe direito o que são, como medir, como validar? O que são hipóteses? Como elas são parte fundamental da construção de um produto? O que é validação de hipótese? Em quanto tempo devemos validar uma hipótese? Nesta apresentação, vou abranger o geral de hipóteses e resultados de negócio, e como podemos utilizá-las para entregar ainda mais valor.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Programação Funcional e Reativa para Web na Prática
William Grasel

Passado o hype de programação reativa de alguns anos atrás, foi tempo suficiente para esse conceito e suas ferramentas amadurecerem em meio a comunidade. Nessa apresentação veremos técnicas avançadas de programação assíncrona, muito além de callbacks, promises e async/await, para domar todo tipo de fluxo de dados com facilidade, utilizando um pattern muito antigo chamado Observable. Tudo isso em meio a exemplos práticos com novas ferramentas para seu dia a dia!

16:40 às 17:30 Machine Learning como microsserviço em Kubernetes na plataforma OpenShift
Sérgio GAMA

Machine Learning como microsserviço em Kubernetes na plataforma OpenShift

17:40 às 18:30 Desafios de design de produto na era da privacidade.
Lívia Maranhão / Flora Lins

Nessa apresentação falaremos dos principais desafios do time de design ao projetar soluções que utilizam dados e como estamos trabalhando diariamente em prol da privacidade do consumidor. Dessa forma, iremos abordar os aspectos práticos da construção de um produto que tem como premissa o privacy by design, tomando como base os erros e acertos cometidos pelo time na construção do nosso produto. Refletiremos, ainda, sobre quais as decisões que um designer pode tomar que simplificam para o consumidor a manipulação das permissões concedidas, fazendo-o perceber como o uso de seus dados anonimizados traz mais conveniência no seu dia-a-dia.

Painel com palestrantes: carreira em UX
Um bate-papo sobre a carreira de UX e seus desafios com a participação da galera.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha STADIUM SEXTA

Flora Lins
Flora Lins
In Loco
Jonatas Vargas
Jonatas Vargas
Lojas Renner S/A
Priscila Ribeiro Chagas
Priscila Ribeiro Chagas
PagSeguro PagBank
William Grasel
William Grasel
Itaú Unibanco

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira