TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura de Dados Discutir e compartilhar experiências sobre arquitetura de dados RDBMS e NoSQL

Nos dias de hoje com a infinidade de tecnologias de armazenamento de dados disponíveis, é imprescindível que tenhamos uma arquitetura bem definida para tirarmos melhor proveito de nossas bases de dados.

Utilizar um conceito ou uma classe específica de banco de dados para uma ou outra aplicação dependendo do que ela se trata!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Um estudo sobre implementação de ILM (Information Lifecycle Management) no Sicredi
Patricia Nunes Goncalves
Neste artigo trazemos um levantamento de necessidades da empresa no desenvolvimento de ILM - Information Lifecycle Management para gerenciar o armazenamento adequado dos dados.
Agilidade, escalabilidade, e ordem com Dataflow e Kafka
Leonardo Alves Miguel
Kafka e Google Dataflow são duas ferramentas extremamente poderosas. No início eram ferramentas usadas apenas no time de Engenharia de Dados, mas hoje são tecnologias que formam o core da empresa. Vou mostrar na prática como criamos o pipeline de dados que cria o Data Lake da empresa com dados em tempo real, e também é usado para servir dados para a aplicação, levando o produto a outro patamar.
11:10 às 12:00 O GraphQL irá substituir o REST? 5 coisas que você precisa saber!
Saulo Santiago
Com o surgimento do GraphQL, sua maturidade crescendo e sua adoção no mercado é importante saber se ele será o substituto do REST. Nesta apresentação veremos o motivo da adoção do GraphQL, as vantagens e desvantagens e o que você precisa saber para decidir se deve utilizar ou não, o GraphQL ao invés do consolidado padrão REST.
Arquitetura de Dados nos dias de hoje e sua importância para os negócios
Ministrada pelos Coordenadores
12:10 às 13:00 Desafio: A arte de processar 8 milhões de queries simultaneamente em multiplos databases
Henrique Luiz Silva / Ronaldo Andrade Silva

Falaremos dos desafios encontrados e o planejamento para montar uma arquitetura para processar 8 milhões de queries em múltiplos bancos de dados. Mostraremos como saber se o retorno é performático ou não de acordo com o estudo de normalização dos resultados de performance, auxiliando os devs a obter uma melhor experiencia com os insights gerados e assim, agregando valor ao produto.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 7 passos para o Dataops
Rafael Barbosa

Vivemos na era do Big Data, mas você já entende quais os controles que fazem tudo isso possivel e escalável? Venha ver quais são os passos que permitem você e sua empresa a ficarem sempre a frente da evolução garantindo bons resultados. E ainda por cima tem uma demo live no final.

Inovação com Analytics, Machine Learning e Cloud
Lourenço Barrera Taborda
Estratégia para inteligência analítica nas organizações e a evolução dos principais elementos para uma arquitetura de solução de Analytics, abordando como Business Intelligence e Data Warehousing podem evoluir com Cloud e Machine Learning. Proposição de uma abordagem prática para a modernização do seu data warehouse a partir das tecnologias mais recentes disponíveis em nuvem pública, levando em consideração aspectos ótimos de software, hardware e computação em nuvem, tudo isso combinado com o uso de inteligência artificial para a operação e manutenção do seu data warehouse com esforço humano reduzido.
15:10 às 16:00 Como migrar seus dados para a nuvem
Tiago Crespi
Vamos conversar um pouco sobre algumas formas de migrar os dados de um banco para o Azure como serviço. E mostrar na prática passo a passo, como ocorre esta migração.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Arquitetando Soluções de Dados com PostgreSQL
Raul Oliveira

Nessa palestra iremos mostrar quais as principais (e novas) funcionalidades do PostgreSQL e como você pode combiná-las. Discutiremos onde o PostgreSQL pode e não pode ser usado, itens que podem fazer seu ambiente de produção altamente maduro e dicas para cuidar do clico de vida do dado de ponta a ponta.

17:40 às 18:30 Cultura Data-Driven: decisões mais inteligentes
Fabio Claus Soares

Como você toma uma decisão hoje? Quais Critérios leva em consideração? Nunca é simples, mas gostaria de compartilhar como a cultura Data-driven possibilita maior assertividade na tomada de decisões.

A Saga da consistência de dados entre Microservices
Andreia Silva

O crescente uso de Microservices na composição de aplicações modernas nos levou a tratar nossos dados de forma diferente, que apesar de distribuídos, são frequentemente relacionados. Esse fato traz a tona um grande desafio: como manter consistência em operações que envolvem mais de um serviço. Discorreremos sobre Event Sourcing, Sagas (orquestradas e coreografadas) e como a aplicação dessas estratégias podem tornar-se soluções satisfatórias com o uso de ferramentas disponíveis no mercado. Em contrapartida, serão abordadas algumas más práticas, não esquecendo conceitos importantes como Consistência Forte e Eventual.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos, Engenheiros, DBAs, Desenvolvedores, Cientistas de Dados.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Arquitetura de Dados

Fabio Claus Soares
Fabio Claus Soares
Paraná banco
Saulo Santiago
Saulo Santiago
Concrete Solutions
Tiago Crespi
Tiago Crespi
CrespiDB Ltda ME

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online